Pesquisar este blog

domingo, 28 de novembro de 2010

SAÚDE ALÉM DA CURA

REIKI
Em 2008 era estimado que no Brasil ocorreriam 466.730 novos casos de câncer. À exceção dos tumores de pele do tipo não-melanoma, os mais comuns continuariam sendo os de próstata e de pulmão nos homens, de mama e de colo do útero nas mulheres.
Apesar do número crescente de pacientes diagnosticados com câncer, cresce a cada ano o número e a proporção de pacientes que são curados.
Essa nova expectativa de maiores taxas de cura é resultado dos progressos na área da saúde. Com a possibilidade de diagnóstico precoce, medicamentos e tratamentos avançados, que resulta em um número maior de pacientes que terminaram o tratamento, passa a ser prioridade abordar os problemas específicos destes pacientes após o tratamento oncológico.
Pensando em quem venceu a doença, o Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) lançou em fevereiro de 2008 o Programa Saúde Além da Cura - Survivorship. O novo serviço é pioneiro no Brasil e foi desenvolvido com base em exemplos internacionais, como o do M.D. Anderson Cancer Center, nos Estados Unidos.
"Nosso objetivo é oferecer atenção especial, por meio de equipe multiprofissional, às pessoas que passaram pelo tratamento de câncer, restabelecendo a qualidade de vida destes pacientes", explica o dr. Rafael Kaliks, oncologista clínico e coordenador do programa.
Após o choque inicial e a espera pelo término do longo tratamento, é difícil acreditar que a vida volte ao normal. Mas isso felizmente ocorre.
Visando à retomada das atividades habituais, o paciente passará por avaliação multiprofissional feita por nutricionista, psicólogo e fisiatra - para checar as limitações físicas, oncologista - para verificar efeitos tardios da quimioterapia, além de avaliação com especialista em medicina integrativa e complementar e oncogeneticista. Com base nessas informações, é gerado um relatório com recomendações específicas, a ser posteriormente discutido pelo paciente e seu médico.
Toda essa orientação torna possível a diminuição dos efeitos colaterais, complicações no tratamento, prevenção de novos tumores possibilitando melhora na qualidade de vida. A inclusão inovadora de especialista em medicina complementar permitirá um encaminhamento orientado para tratamentos específicos como reiki, acupuntura, ioga e meditação, entre outros.
Profissionais do grupo levantarão as melhores indicações e benefícios de cada uma destas modalidades de forma personalizada. Este serviço segue a tendência cada vez maior da procura por tratamentos complementares.
O paciente passa por, no máximo, três visitas com o médico coordenador, permitindo avaliação de exames pertinentes e encaminhamento aos demais especialistas da equipe. "Podemos, por exemplo, pesquisar se o tumor foi resultado de pré-disposição genética hereditária, com o auxílio do oncogeneticista", informa o dr. Rafael Kaliks.
Vale ressaltar que pacientes que estão em tratamento contra a doença podem também solicitar a avaliação de profissionais específicos do programa.
Publicada em março/2008-Atualizada em novembro/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário