Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de novembro de 2010

CAMPEÃ MUNDIAL DE CÂNCER DE BOCA

MASCAR TABACO É TÃO LETAL QUANTO FUMAR
Tabaco de mascar de dois centavos "fisgam" garotos
e a Índia se transforma em capital de câncer bucal.
A Índia tem o maior número de câncer de boca no mundo depois que um grupo de empresários conhecidos localmente como "barões gutka" transformou um produto do tabaco de 400 anos de idade (enrolado à mão em folhas de betel), em uma mistura picante vendido por 2 centavos nas esquinas de cidades da Índia.
As vendas de tabaco de mascar, no valor de 210,3 bilhões de rúpias (US $ 4,6 bilhões) em 2004, estão no caminho certo para dobrar até 2014, segundo a Datamonitor, uma filial da empresa de pesquisa internacional com sede em Hyderabad, na Índia.
A Índia teve quase 70 mil casos diagnosticados de câncer de boca em 2008, a primeira do mundo e logo antes dos EUA, com 23.000 casos (de acordo com estatísticas compiladas pela Agência Internacional de Investigação do Câncer, da OMS).
Embora os fabricantes gostem de adicionar outros ingredientes, "gutka" é um mistério. Uma análise química de gutka , conforme um relatório de 2008 da OMS, constatou que contém cromo, níquel, arsênico e chumbo, assim como nitrosaminas tabaco-relacionadas, os quais são conhecidos cancerígenos.
Um levantamento de 1.500 adolescentes em Mumbai, de 13 a 15 anos, encontrou que o dobro dos estudantes se identificaram como mastigadores de tabaco em comparação com uma década atrás, segundo Healis, um instituto de pesquisa de saúde pública.
Isso não acontece somente na Índia. O número de adolescentes dos EUA usando tabaco sem fumaça subiu de 3,4% para 4,4% entre 2002 e 2007, de acordo com uma pesquisa nacional publicada pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos.
(Fonte: Bloomberg - 29.11.10 - Link: http://bit.ly/em10nUr -www.ash.org.uk)

Nenhum comentário:

Postar um comentário