Pesquisar este blog

domingo, 21 de novembro de 2010

ESTIMULAÇÃO SENSORIAL

TRILHO SENSORIAL

Cuidar de bebês requer disposição para assumir responsabilidades que vão além da tarefa de mantê-los sempre alimentados, secos e confortáveis.
 Desde os primeiros meses de vida, é possível estimular sensorialmente as crianças através do toque, das brincadeiras e da música.
As diversas possibilidades de trabalhar os sentidos foram tema de oficina ministrada pela pedagoga Raquel Maria Biral Faconti, durante a Semana Pedagógica da Faculdade Pitágoras. Para uma plateia formada principalmente por estudantes de Pedagogia, ela falou sobre a importância de estimular, através das atividades rotineiras, crianças de até um ano que ficam em berçários.
''Atualmente, a educação infantil tem a função de cuidar e educar'', explicou Raquel. Segundo ela, as horas de dar banho, trocar a criança ou por para dormir são momentos em que é possível estimular os sentidos.
Brinquedos pendurados em varais colocados no berço ou chocalhos são recursos pedagógicos eficientes se o cuidador tem disposição para interagir e brincar.
O toque, de acordo com Raquel, é fundamental para a formação de vínculos afetivos e incentivo à percepção corpórea do bebê. Além de massagens específicas, ela ensina que, na hora do banho, é possível usar uma esponja macia para massagear ao mesmo tempo em que conversa com a criança, citando quais são as partes do corpo.  ''Além da percepção corpórea, traz sensação de conforto. ''
A música é outro recurso recomendado pela especialista. ''A música clássica, especialmente, fortalece as conexões nervosas e estimula o tato, a visão e a audição'', disse, acrescentando que crianças pequenas adequadamente estimuladas têm maior probabilidade de apresentarem melhor desenvolvimento pelo resto da infância.
Massagem na mão
Mãe de primeira viagem, Hosana Cristina Gonçalves Silva aproveita os conteúdos aprendidos na faculdade de Pedagogia para incentivar a pequena Ana Laura, de 6 meses. ''Brinco e converso bastante com ela, ofereço brinquedos coloridos. Vou até fazer um tapete sensorial com diversos tipos de textura'', contou.
A médica veterinária Ana Flávia de Assumpção Juliane, mãe de Paola, 10 meses, e Heitor, 5 anos, participou do curso em busca de dicas para estimular a filha. ''Ela ainda tem muita cólica e dá trabalho para dormir. A dica de fazer massagem na mão deixou a Paola bem calminha'', disse a mãe, referindo-se a um dos conteúdos aprendidos na oficina.
A estimulação sensorial fez parte dos critérios utilizados pela família para escolher a escola do filho mais velho e deve pautar, também, a decisão do berçário da caçula, que vai passará a ser cuidada também por professoras no ano que vem.
(Fonte: Carolina Avansini-Folha de Londrina)

Nenhum comentário:

Postar um comentário