Pesquisar este blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

AH! SE A MODA PEGA! Ressarcimento por atraso das consultas médicas

Quem nunca passou por isso: marcar uma consulta no médico (claro que você só conseguiu para daqui a meses), mudar todo seu horário e se desdobrar para chegar lá na hora, e perder horas esperando sentada com a bunda grudada no sofá.
Que tal fazer o que a fez a americana Elaine Farstad? Depois de quase duas horas esperando, ela decidiu cobrar o médico. “Se você me fez perder meu tempo, pague por ele”, argumenta ela.
Ela calculou seu salário por hora de trabalho, dobrou-o para as duas horas que passou na sala de espera, e enviou a fatura para o médico. Você podia até esperar que ele ficasse bravo, mas o médico de Elaine enviou-a o cheque, com a quantia que ela solicitou.
É uma questão de respeito. Tal situação nos consultórios médicos é muito comum: não estaria na hora deles valorizarem seus pacientes? Que são, inclusive, os clientes que lhe pagam o que eles ganham.
Nos EUA, alguns médicos já estão “indenizando” pacientes (com dinheiro ou presentes) antes que eles solicitem, caso tenham esperado muito tempo. A Sociedade americana de Medicina Participativa acha a intenção excelente. Segundo eles, os médicos estão valorizando o tempo dos pacientes, um compromisso com a concepção de uma prática que deve mesmo servi-los.
Quando mantém seus pacientes à espera mais de 15 minutos, o Dr. Timothy Malia, de Fairport, Nova York, lhes paga 5 dólares (quase 8 reais). Se os pacientes de Eugene, Oregon, esperarem mais de 10 minutos para ver a Dra. Pamela Wible, eles recebem um sabonete artesanal ou um frasco de loção. Quando o Dr. Cyrus Peikari, de Dallas, recentemente teve que perder um dia de trabalho por causa de uma emergência familiar, deu aos pacientes cujas consultas ele cancelou 50 dólares (quase 80 reais).
Nem todos os médicos são tão simpáticos, entretanto. Elaine lembra de outra consulta, às 8 horas, da qual ela teve que ir embora às 8h40 porque a médica ainda não estava lá. No estacionamento, ela encontrou a doutora saindo de seu carro.
Na maior cara de pau, ela disse que nunca estava no escritório antes das 8h50. Elaine perguntou então por que ela agendava às 8 horas, e ela respondeu que era para dar ao paciente tempo para preencher a papelada. Fala sério, né?
Também, em alguns casos, a situação está fora de controle de um médico. Por exemplo, alguns médicos são instruídos por seus chefes a marcarem pacientes a cada 15 minutos, para ganhar mais dinheiro. Isso significa que se um paciente precisar de mais tempo, os do final do dia estarão atrasados.
Se esse for o caso, o médico está perpetuamente atrasado. E se você não gosta de esperar, tente uma dessas abordagens:
- Envie o seu médico uma conta: como Elaine, envie a fatura do seu tempo perdido, caso ultrapasse 30 minutos de atraso.
- Procure um médico pontual: eles existem, acredite. É só ir mudando de médico até achar um consciente e respeitoso.
- Marque consultas de forma inteligente: tente reservar os primeiros horários, que são os que geralmente menos atrasam.
- Mencione os médicos pontuais: a concorrência é um grande remédio para certas coisas. Dê exemplos de médicos que valorizam seu tempo.
- Conte aos outros sobre o atraso do seu médico: a propaganda é a alma do negócio. Se for ruim, pode ter certeza de que os profissionais vão tentar mudar a forma de tratar os pacientes.[CNN]
(Fonte: Natasha Romanzoti - http://hypescience.com/os-medicos-deveriam-pagar-pelo-tempo-de-espera-de-seus-pacientes/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29)

9 comentários:

  1. Joni, boa noite, você está totalmente correto quando publica os atrasos nas consultas médicas.No meu ponto de vista quando um médico atrasa 15 minutos ou mais e não tenta explicar o motivo de tal fato este profissional não possui o menor respeito com o paciente.
    Um abraço
    Angela

    ResponderExcluir
  2. Cara Ângela,
    É preciso desmistificar esta situação brasileira que coloca o médico num patamar de "semi-deus". É preciso deixar claro que ele é um profissional da área de saúde como 17 outros profissionais, como terapeuta ocupacional, profissional de educação física, dentista, fisioterapeuta, veterinário......
    Ele é um prestador de serviço e quando não corresponde deve sempre ser cobrado como um outro seria. E isto tudo não quer dizer não reconhecer a grandeza que envolve o que este profissional pratica.
    Um abraço. É uma honra tê-la por perto.
    Joni

    ResponderExcluir
  3. Concordo, isso é cultural, é triste adimitir que somos vozes silenciosas, diante de uma sociedade que transformam prostituta em celebridade, mostrar a dunda e as partes intimas é sinonimo de status e que temos que ser gratos por pagar 200 reais em uma consulta esperando 2 horas para sermos atendidos. Sermos empurrados para o final do semestre por que somos dependentes de planos de saude..enquanto isso eles estão vivendo de luxo as nossas custas....se vc assitir a uma série americana percebe claramenbte que médico é um ser qualquer, vão para a clinica de bike, caminham a pé e come cachorro quente...QUERO FAZER UM MOVIEMNTO CONTRA MÉDICOS E DENTISTAS ETC.... QUEM QUIZER ENTRAR NA CAUSA MEU E-MAIL É marciamatosarquiteta@gmail.com
    E quanto a grandeza do profissional, acho que ele é formado para ter responsabilidade com o ser humano e não para ser grande e bonito, pois, vejo que um engenheiro que coloca um edificil de 50 andares em pé e com segurança tem a mesma responsabilidade que ele....um engenehiro que coloca um avião no ar e para chegar em segurança também é grade, eu vou começar a mover scraps de protesto na internet....Um abraço a todos

    ResponderExcluir
  4. Não acho grandiosidade em um profissional de medicina, queria ser médica não para ser grande mas para executar uma profissão. A responsabilidade de um sujeito médico - e n~doutor - MÉDICO! é tão quão a responsabilidade de um engenheiro que coloca em pé um edificil de 50 pavimentos ou que mantem a segurança dos passageiros de um jumbo.Eles também salvam vidas e dão prazer e praticidade a essas vidas.
    Mas é triste a gente falar de respeito - por que cumprir horario é obrigação e respeito de uma sociedade que trasforma mulher vadia ou que mostra a bunda e partes intimas na televisão em celebridade, politico ladão em ibope - um cara safo - e uma mídia que usa a desgraça e a tragédia do dia dia do ser humano em programas de entreterimento e jornais!! A frase tudo acaba em pizza se dá por que o brasileiro não se respeita e não tem conciencia do seu valor, para fazer o que eu fiz com meu dentista e amigo, esperei meia hora e fui embora, aiiii me ligaram para marcar outra vez no sábado - antes não tinha vaga, mas quando eu tomei uma atitude de auto respeito a vaga apareceu....nos entendemos que médico atendem urgências e muitas vezes existem atrasos, mas eles também sabem o quanto dura o tempo médio de uma consulta e o quanto irá atrasar...é simples...avisa antecipadamente ao paciente e dar a ele a opção! Eu vou mandar e-mail em massa e fazer um moviemnto contra isso, vou procurar também as autoridades!!

    ResponderExcluir
  5. Consulta agendada com 1 mes de antecedencia Dr. Jose Marcondes em Marilia SP para 13:30hs, agora são 14:42hs e nem se quer uma satisfação do atraso....eu aqui sentado esperando.

    ResponderExcluir
  6. Recado para DR Dr. Alexandre Sousa
    atraso na consulta é sem duvida desrespeito e violação de direitos acompanhada de humilhação do tipo vc esta doente e nao tem escolha, precisa de mim! somente leis severas para inibir essa pouca vergonha por parte de quem se acha deus

    ResponderExcluir
  7. Tenho evitado sempre que posso ir ao médico, mesmo pagando particular o respeito é o mesmo: nenhum. Eles não sabem o que é hora marcada e acham que o valor do tempo dos outros não vale como o valor do tempo deles. Deixar um paciente com hora marcada esperando mais de 20 minutos sem dar alguma explicação é pura falta de respeito. Tem que haver um movimento forte contra isto!!

    ResponderExcluir
  8. Bom...li toda a reportagem... e claro q é muito ruim ficar horas esperando. Mas vamos ver de outro ponto de vista: o médico atende consultório/hospital/e tem o lar ainda para administrar.
    As pessoas gostam de atendimentos sem atraso. UM exemplo é o medico pediatra: resolve problemas a toda hora pq criana nao escolhe ficar doente. a clinica enche com crianças com febre, otites, bronquiliolites. surge uma cesarea no meio do expediente de urgencia...lá se vão 40 minutos. alguns pacientes nao aceitam ir embora e remarcar para outro dia. tudo atrasa. ou entao pacientes q ficam 40 minutos na sala com o médico, tirando todas as duvidas...atrasará o proximo paciente obviamente. não há como programar um horario exato, nem urgencias nem atrasos imprevistos.Temos que entender tb o ponto de vista do médico, pq tem os q se atrasam mas nao por motivos futeis, mas por estar realizando procedimentos da propria profissão.e vale mais entao uma boa consulta do que um medico q atende no horario mas nem olha na cara do paciente. Abram a mente para entender os problemas da saude publica.

    ResponderExcluir
  9. Olá, Carol.
    Obviamente que há exceções e justificativas para atrasos.
    Mas pondero que muitos dos problemas de nossa "saúde pública" são provocados por péssimos profissionais da medicina: eu conheço alguns exemplares(para não ser muito radical.
    O debate é bom e salutar.
    Uma honra tê-la por perto.
    Tchau
    Joni

    ResponderExcluir