Pesquisar este blog

sexta-feira, 22 de julho de 2011

CHORO PELAS CEBOLAS

 

As donas de casa e as indústrias jogam fora milhões de toneladas de resíduos de cebola a cada ano.
No entanto, os cientistas dizem que as partes descartadas são ricas em compostos importantes e podem ser usadas como ingredientes alimentares.
A pele e as camadas externas da cebola são ricas em fibras e flavonoides, enquanto os bulbos descartados contêm compostos sulfurosos e frutanos.
Todas estas substâncias são benéficas para a saúde.
Fibras e compostos fenólicos
Segundo o estudo, a pele morena externa pode ser usada como um ingrediente funcional rico em fibras alimentares (principalmente do tipo não-solúvel) e compostos fenólicos, como a quercetina e outros flavonoides, que são metabólitos de plantas com propriedades medicinais.
As duas camadas exteriores carnudas da cebola também contêm fibras e flavonoides.
"Comer fibras reduz o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, problemas gastrointestinais, câncer de cólon, diabetes tipo 2 e obesidade", destaca a pesquisadora.
Os compostos fenólicos, por sua vez, ajudam a prevenir doenças coronárias e têm propriedades anti-cancerígenas. Os altos níveis desses compostos na pele seca e nas camadas externas das cebolas também lhes dá uma elevada capacidade antioxidante.
Prebióticos e compostos sulfurosos
Enquanto isso, os pesquisadores sugerem usar as partes internas e as cebolas inteiras que são jogadas fora como uma fonte de frutanos e compostos sulfurosos.
Frutanos são prebióticos - em outras palavras, eles têm efeitos benéficos à saúde ao estimulam seletivamente o crescimento e a atividade de bactérias no intestino.
Os compostos sulfurosos reduzem o acúmulo de plaquetas, melhorando o fluxo sanguíneo e a saúde cardiovascular em geral. Eles também têm um efeito positivo sobre os antioxidantes e os sistemas anti-inflamatórios.
"Os resultados mostram que seria útil separar as diferentes partes da cebola durante o processo industrial," explica Vanesa Benítez, da Universidade Autônoma de Madrid, na Espanha. "Isso permitiria que eles fossem usados como fonte de compostos funcionais para serem adicionados a outros alimentos".
Aproveitamento dos resíduos das cebolas
Os resíduos descartados da cebola incluem a pele seca externa, as camadas externas, raízes e caules, bem como as cebolas que não são grandes o suficiente para o uso comercial, além das cebolas danificadas.
"Uma solução poderia ser a utilização dos resíduos de cebola como uma fonte natural de ingredientes com alto valor funcional, porque este vegetal é rico em compostos que trazem benefícios para a saúde humana," defende Benítez.
O grupo de Benítez realizou vários experimentos de laboratório para identificar as substâncias e os usos possíveis de cada parte da cebola.
Os resultados foram publicados na revista Plant Foods for Human Nutrition
(Fonte: SINC - http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=riqueza-nutricional-cebola&id=6718&nl=nlds)

Nenhum comentário:

Postar um comentário