Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de julho de 2011

SUPERPÍLULA PARA O CORAÇÃO

Pesquisadores do Hospital do Coração (HCor), em São Paulo, terminaram os testes da fase inicial de um estudo que pretende compactar em uma única pílula quatro medicamentos que previnem doenças cardiovasculares - consideradas a principal causa de mortes no Brasil e no mundo.
A pesquisa está sendo feita em sete países e, no Brasil, é coordenada pelo Hcor.
O estudo constatou que o novo medicamento reduz em 60% o risco de derrame ou infarto. Em quatro meses, começa a fase de testes em 22 hospitais do país.
Super pílula
A polipílula testada deverá prevenir problemas de risco cardiovascular moderado, reduzir a pressão arterial e controlar o colesterol.
Ela combina em um único comprimido os compostos da Aspirina (que previne entupimento dos vasos sanguíneos do coração), a Sinvastatina (controlador de colesterol) e de dois medicamentos para controle da pressão arterial: Lisinopril e Hidroclotiazida.
"Nesta primeira fase, com início em 2006, feita em sete países, 400 pacientes com risco médio de infarto ou derrame tomaram uma pílula por dia por quase cinco meses. Em todos esses países se viu uma redução de 60% no risco de a pessoa sofrer um derrame ou infarto no futuro, além da redução na pressão arterial e no colesterol", explica o coordenador da pesquisa no Brasil, o médico Otávio Berwanger.
De acordo com os pesquisadores, as vantagens desta polipílula para pacientes predispostos a problemas cardiológicos são a facilidade de manter o tratamento, já que é necessária uma única dose por dia, e custo inferior no valor dos quatro medicamentos somados.
Novos testes
No segundo semestre, a segunda fase da pesquisa começará a ser feita com pacientes em estados mais graves, que já tiveram acidente vascular cerebral (AVC) e infarto. 
No Brasil, o estudo será coordenado pelo HCor em parceria com o Ministério da Saúde e irá envolver duas mil pessoas, em 22 hospitais do país.
Durante um ano e meio, oito mil pessoas em quatro estudos diferentes que já tiveram infarto ou derrame vão tomar o medicamento. "Só depois dessa nova pesquisa é que vai ser definida a eficácia da pílula em larga escala", explica Berwanger.
(Fonte: Bruno Bocchini -
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=superpilula-contra-derrame-infarto&id=6671&nl=nlds)

Nenhum comentário:

Postar um comentário