Pesquisar este blog

sábado, 9 de julho de 2011

AS LÂMPADAS CERTAS

Quan­do Tho­mas Edi­son in­ven­tou a lâm­pa­da elé­tri­ca, em 1879, nos EUA, foi uma fes­ta só. Ima­gi­ne vo­cê vi­ven­do a ba­se de lam­pa­ri­nas e lam­piões. Não de­via ser fá­cil. Em 10 de ou­tu­bro de 1883, os ci­da­dãos de São Pau­lo vi­ram pe­la pri­mei­ra vez na vi­da ‘‘aque­la ma­ra­vi­lha ­tecnológica’’. Era tan­ta gen­te cu­rio­sa que a ad­mi­nis­tra­ção do Jar­dim da Luz te­ve que co­brar in­gres­so de ­quem que­ria ver, pe­la pri­mei­ra vez, uma lâm­pa­da ace­sa.
Pas­sa­dos qua­se 130 ­anos, ­mais de 80% dos bra­si­lei­ros ain­da ­usam a ve­lha lâm­pa­da in­ven­ta­da pe­lo gran­de in­ven­tor ame­ri­ca­no. Atual­men­te, no Bra­sil, es­ti­ma-se que exis­tam 300 mi­lhões de lâm­pa­das in­can­des­cen­tes.
Na épo­ca foi uma in­ven­ção ex­traor­di­ná­ria, mas nos ­dias de ho­je, dian­te dos avan­ços tec­no­ló­gi­cos, é um de­sas­tre am­bien­tal. Com a lâm­pa­da in­can­des­cen­te, so­men­te 5% da ener­gia que che­ga a ela tor­nam-se luz; os ou­tros 95% se dis­si­pam em for­ma de ca­lor. Du­vi­da? En­tão co­lo­que a mão na lâm­pa­da e con­fir­me o ­quão quen­te ela fi­ca. Pa­ra pio­rar, du­ra, em mé­dia, oi­to me­ses, ape­nas.
Mas ela é tão ba­ra­ti­nha, ale­gam al­guns! Sim: ba­ra­ti­nha, po­rém ine­fi­cien­te. Por con­ta de­la, são ne­ces­sá­rias ca­da vez ­mais hi­droe­lé­tri­cas, que im­pac­tam o ­meio am­bien­te, inun­dam flo­res­tas e des­troem nos­sa bio­di­ver­si­da­de. Gra­ças a uma por­ta­ria as­si­na­da por vá­rios mi­nis­té­rios go­ver­na­men­tais, as lâm­pa­das in­can­des­cen­tes se­rão ba­ni­das do mer­ca­do até 2016.
A por­ta­ria in­ter­mi­nis­te­rial ofe­re­ce gran­des van­ta­gens aos con­su­mi­do­res, que pas­sa­rão a uti­li­zar de 70% a 80% me­nos ener­gia em ilu­mi­na­ção ao te­rem de subs­ti­tuir as lâm­pa­das in­can­des­cen­tes por fluo­res­cen­tes com­pac­tas ou lâm­pa­das a LED. Pro­por­cio­nal­men­te, ha­ve­rá eco­no­mia na con­ta de ener­gia elé­tri­ca pa­ra o con­su­mi­dor. ­Além de que o ­País es­ta­rá eco­no­mi­zan­do in­ves­ti­men­tos em ge­ra­ção e dis­tri­bui­ção de ener­gia.
As fluo­res­cen­tes com­pac­tas (se en­cai­xam em bo­cais pe­que­nos), que se­rão as prin­ci­pais res­pon­sá­veis pe­la subs­ti­tui­ção, são cer­ca de cin­co ve­zes ­mais efi­cien­tes e têm uma vi­da ­útil de ­três a dez ve­zes ­maior do que as in­can­des­cen­tes. As lâm­pa­das LED são de 6,5 ve­zes ­mais efi­cien­tes e lo­go che­ga­rão a ser 10 ve­zes ­mais efi­cien­tes, ­além de du­ra­rem de 25 a 50 ve­zes ­mais. De acor­do com o Mi­nis­té­rio de Mi­nas e Ener­gia, a eco­no­mia che­ga­rá a 10 te­ra­watts-ho­ra (TWh/ano) até 2030.
É im­pres­sio­nan­te co­mo dei­xa­mos de fa­zer a con­ta cor­re­ta. Com­pra­mos uma lâm­pa­da in­can­des­cen­te bem ba­ra­ti­nha, mas cu­jo con­su­mo au­men­ta nos­sa con­ta de luz no fi­nal do mês. Por ou­tro la­do, re­lu­ta­mos em gas­tar um pou­co ­mais nas lâm­pa­das com­pac­tas que du­ram mui­to ­mais e con­so­mem mui­to me­nos ener­gia. Pre­ci­sa­mos nos ati­nar pa­ra is­so. Nes­te ca­so, acom­pa­nhar a tec­no­lo­gia não sig­ni­fi­ca ape­nas ser am­bien­tal­men­te cor­re­to. Sig­ni­fi­ca, na prá­ti­ca, eco­no­mia no bol­so. Boa se­ma­na a to­dos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário