Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

CÂNCER DE PRÓSTATA: ABIRATERONA + TERAPIA HORMONAL

Um estudo randomizado de Fase II mostrou que seis meses de tratamento com a droga-alvo abiraterona (Zytiga), em adição à terapia hormonal padrão antes da remoção cirúrgica da próstata, elimina, ou quase elimina, o câncer em um terço dos homens com alto risco de câncer de próstata localizado. É a primeira vez que abiraterona ─ uma droga utilizada para tratar o câncer de próstata mais avançado ─ é explorada para o tratamento de estágios anteriores de câncer de próstata, incluindo a definição neoadjuvante (pré-cirúrgica). 
Doença localizada de alto risco é geralmente definida como o câncer de próstata em homens com um nível de PSA acima de 20, doença de alto grau (taxa de Gleason de 8 ou mais), e estágio da doença T3 (indicando que o tumor se espalhou por toda a próstata). Homens com este estágio da doença tendem a ter um prognóstico ruim, muitas vezes enfrentando a disseminação do câncer para outras partes do corpo, apesar do tratamento agressivo com as terapias disponíveis. 
“Esta proporção de pacientes com doença de alto risco tem muito pouco ou nenhum câncer detectável na próstata após seis meses de terapia”, disse Mary-Ellen Taplin, principal autora do estudo e Professora Associada de Medicina na Harvard Medical School e no Dana -Farber Cancer Institute. ”Nossas descobertas sugerem que esta terapêutica de associação poderia melhorar os resultados de um número substancial de homens, mas estudos maiores e de longo prazo são necessários para confirmar esta abordagem.” 
Estudos anteriores demonstraram que o uso de terapia hormonal padrão por si só, incluindo o tratamento com leuprolide, antes da cirurgia tinha benefícios limitados para homens com câncer de próstata localizado de alto risco. Este estudo avaliou o efeito da adição de abiraterona ao leuprolide em dois grupos de homens com esta forma da doença: Grupo A, composto por 27 homens que receberam a terapia hormonal leuprolide durante 12 semanas seguidas de leuprolide mais abiraterona por mais 12 semanas. O segundo grupo, o Grupo B, incluiu 29 homens que receberam abiraterona e leuprolide por 24 semanas. A cirurgia da próstata foi realizada em todos os homens após 24 semanas de terapia, e o tecido foi examinado para a evidência de câncer. 
Entre os homens no grupo B (24 semanas de terapia abiraterona), 34% tiveram qualquer eliminação completa (3/29) ou quase completa (7/29) do seu câncer mediante cirurgia. No Grupo A (12 semanas de terapia abiraterona), 15% dos homens tiveram eliminação completa (1/27) ou quase completa (3/27) do seu câncer com a cirurgia. A terapia foi bem tolerada por ambos os grupos. 
Abiraterona funciona ao bloquear a produção do hormônio masculino testosterona e metabólitos relacionados, que muitas vezes são o combustível do crescimento do câncer de próstata. A adição de abiraterona à terapia hormonal tradicional, o que restringe a produção de testosterona de uma maneira diferente, desliga ainda mais a capacidade do corpo para produzir os hormônios que as células de câncer da próstata precisam para crescer. O benefício clínico da terapia intensiva de privação de andrógeno, antes ou depois da prostatectomia, terá de ser validado em estudos prospectivos, ensaios clínicos randomizados, mas estes dados sugerem um benefício para alguns homens.
FONTE: http://revistaonco.com.br/noticias/adicionar-abiraterona-a-terapia-hormonal-antes-da-cirurgia-pode-eliminar-tumor-na-prostata-em-alguns-homens-com-alto-risco-de-cancer-de-prostata/

Nenhum comentário:

Postar um comentário