Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2012

DIA MUNDIAL SEM TABACO: 25 ANOS BEM VIVIDOS



Depois de 25 anos, dia mundial sem tabaco causa impacto em fumantes

O dia 31 de maio marca o 25º aniversário do dia mundial sem tabaco, mas a data de fato inspira alguém a parar de fumar? A resposta é sim, de acordo com um novo estudo do Programa de Informática do Children’s Hospital Boston e da Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins Bloomberg.
Para o estudo, os pesquisadores monitoraram as notícias e as buscas na internet durante seis anos nos países da América Latina. A cobertura sobre a data e os picos de busca na internet pelo dia mundial sem tabaco aumentaram 83% e 84%, respectivamente, comparados a um dia típico.
— Depois de 25 anos não sabíamos se a data tinha impacto significativo na saúde pública — disse o coordenador do estudo, John Ayers. — Francamente, dada a proliferação de dias de conscientização, fomos surpreendidos ao encontrar grandes picos que apontam para interesse na cessação.
O analista sênior e doutourando Benjamin Althouse disse que “geralmente se pensa na véspera de Ano Novo como pico quando a mídia faz campanhas para que se pare de fumar e a pessoa quer parar. O dia mundial sem tabaco, entretanto, aparece como uma segunda chance da resolução de Ano Novo para parar de fumar”.
PARA VOCÊ, QUE VAI PARA DE FUMAR HOJE!
— As pessoas que moram em países em desenvolvimento respondem pela maioria de mortes da epidemia global de tabaco. Nosso estudo fornece evidências de que a data encoraja a consciência e o interesse nesta atitude nestes países — acredita Joanna Cohen, do Instituto para o Controle Global de Tabaco. — A maioria dos fumantes querem fumar e a data funciona como lembrete e inspiração eficazes.
FONTE: O GLOBO. 31/5/2012DIA MUNDIAL SEM TABACO

Nenhum comentário:

Postar um comentário