Quem corre sabe que o início de um treino pode ser um sacrifício - que faz muita gente abandonar a pista antes da hora. "Como os músculos passam a precisar de mais oxigênio, a frequência cardíaca aumenta para garantir o transporte de sangue para eles e você sente desconforto", explica a cardiologista Isa Bragança, da Cardiomex, no Rio de Janeiro.
Quem não desanima comprova: passada essa fase de adaptação, o corpo entra no estado de equilíbrio, quando o exercício fica confortável e a corrida vira um prazer. A médica sugere algumas ideias para não ver o tempo passar e continuar correndo:
- Ouça música, que tira o foco do esforço e dá ânimo.
- Crie o hábito. "Quanto mais condicionada você é, mais rápido o corpo ultrapassa a fase de adaptação", diz.
- Espere as endorfinas. Essas substâncias, que aumentam o bem-estar e diminuem a ansiedade, vão sendo liberadas à medida que você se exercita. Se interromper a corrida logo no começo, elas não terão tempo de agir.
Dica da editora: "Alongamento e aquecimento não são a mesma coisa: o primeiro não é obrigatório antes de correr, o segundo, sim! Aqueça com 10 minutos de caminhada rápida ou trote para preparar os músculos e alongue com cuidado depois do treino."
Fonte: Marcia Di Domenico - Conteúdo de BOA FORMA - http://saude.abril.com.br/emagrece-brasil/venca-dez-minutos.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário