Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de maio de 2012

COMBATE À DEPRESSÃO



Ideias realistas ajudam a combater depressão. Enxergar os problemas de outros pontos de vista pode melhorar os sintomas da doença.

Psicólogos da Universidade de Exeter, na Inglaterra, desenvolveram uma nova intervenção contra os sintomas da depressão – estimular pensamentos concretos. De acordo com artigo publicado na Psychological Medicine, uma das características mais frequentes do transtorno são reflexões negativas sobre situações do passado. A técnica consiste basicamente em incentivar os pacientes a questionar esses eventos, bem como as questões atuais, e a enxergá-los de outros pontos de vista, o que pode ajudar a melhorar a capacidade de resolver problemas.
O método foi testado por dois meses em 40 pessoas diagnosticadas com depressão, com o auxílio de um especialista em uma primeira etapa e depois por meio de instruções gravadas em CD. Segundo os pesquisadores, elas apresentaram melhora dos sintomas superior à de dois grupos submetidos a outras intervenções: técnicas de relaxamento e psicoterapia convencional. Os efeitos permaneceram seis meses depois do experimento.
FONTE: http://www2.uol.com.br/vivermente/noticias/ideias_realistas_ajudam_a_combater_depressao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário