Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de maio de 2012

ÁCIDO FÓLICO: SUPLEMENTAÇÃO


O ácido fólico é uma vitamina do complexo B e é, também, conhecida pelos nomes folacina, folato, ácido pteroilglutâmico, vitamina M e vitamina B9.

Evidências epidemiológicas indicam que a suplementação de ácido fólico durante a gestação reduz o risco para alguns tipos decâncer na infância. Uma avaliação sistemática, publicada pelo periódico Pediatrics, avaliou a incidência de câncer na infância e mostrou que após a fortificação de produtos de grãos com ácido fólico, nos Estados Unidos, no período de 1996-1998, houve uma diminuição na incidência de tumor de Wilms e possivelmente de tumores neuroectodérmicos primitivos na infância.
Usando dados do programa Surveillance, Epidemiology, and End Results (1986-2008), foram calculados índices de taxa de incidência de alguns tipos de tumores e comparados às taxas de incidência de câncer pré e pós fortificação com ácido fólico em crianças de 0 a 4 anos.
De 1986 a 2008, 8829 crianças de 0 a 4 anos, foram diagnosticadas com tumores malignos, incluindo 3790 e 3299 no útero durante os períodos pré e pós fortificação, respectivamente. As taxas pré e pós-fortificação foram similares para todos os cânceres combinados e para a maioria dos tipos de câncer específicos. As taxas de tumor de Wilms, de tumores neuroectodérmicos primitivos e de ependimomas foram significativamente menores após a fortificação com ácido fólico.
Estes resultados fornecem dados que suportam a hipótese de uma diminuição na incidência de tumor de Wilms e possivelmente de tumores neuroectodérmicos primitivos, mas não de outros tipos de cânceres infantis, depois da fortificação de alimentos com ácido fólico nos EUA.
NEWS.MED.BR, 2012. Pediatrics: ácido fólico pode reduzir o risco de tumor de Wilms e de tumores neuroectodérmicos na infância. Disponível em: . Acesso em: 29 mai. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário