Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

HIPERTENSÃO e DIABETES

Um em cada três adultos sofre de hipertensão em todo mundo, de acordo com relatório anual sobre estatísticas sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado nesta quarta-feira (16). A doença é causa de cerca de metade de todas as mortes por derrame e problemas cardíacos do mundo. Já uma em cada dez pessoas sofre de diabetes, segundo o documento.
“Este relatório oferece mais uma evidência do dramático aumento das condições que desencadeiam as doenças de coração e outras crônicas, particularmente nos países pobres e em desenvolvimento”, disse Margaret Chan, diretora geral da OMS. Ela ressaltou ainda o preocupante fato de que “em alguns países africanos, metade de população adulta sofra de hipertensão”.
Esta é a primeira vez que o estudo estatístico da OMS inclui informação de 194 países sobre os altos níveis, em homens e mulheres, da pressão sanguínea e da taxa de glicose no sangue. O relatório revela que os diagnósticos e os tratamentos de baixo custo destas doenças reduziram o problema nos países desenvolvidos. A OMS declarou se preocupar com lugares como a África, onde não são aplicadas estas medidas preventivas.Brasil
A média global aponta que 10% das pessoas sofrem de diabetes. A doença, se não for tratada, pode causar outras cardiovasculares, cegueira e falha renal. A conclusão do relatório é que as doenças não contagiosas são atualmente a causa de dois terços das mortes no mundo, e por isso a OMS trabalha em um marco de acompanhamento e uma série de metas voluntárias para prevenir e controlar o problema.
De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, realizada em 2011, 22,7% da população adulta brasileira sofre de hipertensão. Entre os jovens de 18 a 24 anos, 5,4% são hipertensos. Aos 55 anos, o índice é 10 vezes maior: 50,5%, atingindo mais da metade da população de idosos. Já em maiores de 65 anos, a doença foi observada em 59,7% deles.
Diabetes, por outro lado, atinge 5,6% dos brasileiros. Os idosos com mais de 65 anos de idade são as maiores vítimas: 21,6% deles têm a doença. Já entre os jovens de 18 a 24 anos, apenas 0,6% relataram ter a doença. O percentual também é pequeno entre os adultos de 25 a 34 anos: 1,1%.
FONTE: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário