Pesquisar este blog

quarta-feira, 30 de maio de 2012

ESCLEROSE MÚLTIPLA: GILENYA (FINGOLIMOD)SOB SUSPEITA


Infarmed (Portugal) investiga morte por suspeita de reacção grave a medicamento

Em causa está um fármaco para a esclerose múltipla. Na Europa e nos Estados Unidos, a recomendação dada aos médicos é de não usarem o fármaco em doentes com problemas cardíacos.
O Infarmed não esclarece se é o primeiro caso em Portugal, mas confirma que está a investigar a morte de um homem por suspeita de reacção grave ao novo medicamento para a esclerose múltipla.
O objectivo é esclarecer se a morte se deveu de alguma forma à toma do Fingolimod, comercializado sob a designação de Gilenya, que retarda o avançar da doença.
Segundo a agência Lusa, trata-se de um doente que estava a ser seguido no hospital de S. João, no Porto.
O fármaco em causa foi aprovado nos Estados Unidos, em 2010, e na Europa, no ano passado. Em Novembro de 2011, a morte de um paciente, que faleceu horas depois de tomar a primeira dose deste medicamento, desencadeou uma investigação mais vasta.
Até então foi apurado que pelo menos onze pessoas que tomavam o Gilenya tinham falecido. A autoridade norte-americana do medicamente não encontrou, em nenhum dos casos, provas definitivas de que as mortes foram causadas pelo medicamento.
Na Europa e nos Estados Unidos, a recomendação aos médicos é para não usarem o fármaco em doentes com problemas cardíacos e acompanharem as possíveis reacções adversas logo após a primeira toma.
FONTE: Dora Pires - http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=31&did=64288

Nenhum comentário:

Postar um comentário