Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de maio de 2012

NEUROPATIA DIABÉTICA: METILGLIOXAL (MG)



Uma equipe internacional de cientistas informou no domingo, na revista Nature Medicine, que eles têm uma compreensão mais profunda de o por quê de os diabéticos sofrerem dor e aumento da sensibilidade à temperatura e que isto pode levar a novo tratamento para os efeitos colaterais do diabetes.
Neuropatia diabética dolorosa, que é a dor anormal e persistente experimentada por cerca de 50 por cento dos pacientes com diabetes, prejudica a vida e afeta o sono de pacientes, o humor, a mobilidade, capacidade de trabalho e auto-estima.
Atualmente não há entendimento claro de como o metabolismo da glicose anormal produz esta dor intensa em diabéticos, mas este estudo oferece novos insights vitais. A equipe mostrou que um composto chamado metilglioxal (MG)​​, que é produzido excessivamente a partir da glicose na diabetes é um novo culpado por este desconforto e dor.
"MG parece atacar e modificar uma proteína-chave nas terminações nervosas chamada 'Nav1.8' fazendo com que os nervos se tornem super-sensíveis à dor e extremos de temperatura", disse o professor Paul Thornalley, quem é co-autor do estudo e da Universidade de Warwick, no Reino Unido.
"Assim, os diabéticos geralmente desenvolvem uma maior sensibilidade ao calor e ao frio, acompanhada de dor intensa."
A pesquisa indica que a remoção da MG levaria a uma redução da dor e abre novas rotas para desenvolver precisos tratamentos com medicamentos específicos para ajudar os diabéticos. Pesquisadores da Warwick estão investigando maneiras de aumentar a quantidade de uma enzima chamada Glo1, que remove cataliticamente a MG.
Professor Thornalley disse: "Com as taxas globais de diabetes aumentando a cada ano, nossa pesquisa  está oferecendo informações valiosas para visualizar porque o metabolismo da glicose causa tantos efeitos colaterais e, finalmente, como podemos desenvolver tratamentos para melhorar o atendimento ao paciente e resultados.

Um comentário:

  1. Eu sofro com esta dor que vola toda vez que estou a taxa de glicemia alta.

    ResponderExcluir