Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

ID SONORA


Universitários brasileiros criam pulseira que transforma mensagens sonoras em texto.

O projeto pode ajudar deficientes auditivos em ambientes como aeroportos, onde todas as informações são transmitidas por alto-falantes.

ID Sonora: Projeto de universitários ganhou prêmio de design
ID Sonora: Projeto de universitários ganhou prêmio de design 
O projeto de uma pulseira que traduz em textos as informações transmitidas por alto-falantes e áudios do ambiente foi premiado neste mês pelo IDEA Brasil 2012, a edição nacional do maior prêmio dedicado ao design dos Estados Unidos, o International Design Excellence Awards. O evento, que é aberto à participação de empresas de todos os portes, de profissionais do design, de estudantes e instituições de ensino, distribui prêmios em 20 categorias diferentes — entre elas, ambientes, joias e acessórios.
A ideia da ID Sonora, como foi batizado o projeto, partiu de um grupo de nove alunos do curso de Design de Moda da Universidade Anhembi Morumbi, em São Paulo. Eles desenvolveram o projeto com o objetivo de criar soluções para melhorar a qualidade de vida de deficientes auditivos, especialmente em lugares que anunciam uma série de serviços por meio de alto-falantes, aeroportos e teatros. "A pulseira possui tela em alta definição e com uma menor espessura, touch-screen, wi-fi e sistema sonoro", disse Simone Rockenbach, de 24 anos, aluna da universidade e uma das idealizadoras da pulseira.
Segundo a estudante, a ideia do grupo é que a ID sonora, que pesa 200 gramas e é feita de silicone, seja utilizada de duas formas. Uma delas é por meio da tecnologia Speaker — a mesma que transforma em legendas de texto os áudios da televisão —, que seria útil para quase todos os momentos em que o acessório se faça necessário. "Porém, em ambientes muito barulhentos, especialmente em aeroportos, é muito provável que ocorram erros de informações e de português na hora de o som virar texto", disse Simone ao site de VEJA.
Por isso, com a ajuda do pai de um dos integrantes do grupo, os estudantes criaram um software que tornaria possível que mensagens sonoras específicas emitidas por alto-falantes fossem automaticamente transformadas em mensagens de texto e enviadas ao acessório por Bluetooth. Para isso, os aeroportos, teatros e outros lugares interessados na ID Sonora teriam que comprar o sistema ou firmar uma pareceria com a marca. De acordo com Simone, o projeto está em processo de patente, mas já há um interessado — a prefeitura de Manaus — em incluir a ID Sonora no cotidiano da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário