Rizotomia é usada para tratar dor lombar.
Dores na coluna incomodam um em cada três brasileiros e afetam, no mundo, oito em cada dez pessoas em algum momento da vida, segundo dados da Fiocruz e da Organização Mundial da Saúde (OMS), respectivamente. A dor lombar primária ou seja aquela que tem como causa alterações degenerativas nos discos, é causa principal.
Para ajudar a tratar esses problemas, a rizotomia, procedimento em que alguns dos nervos responsáveis por causar a dor na coluna são ''queimados'' por meio de agulhas ligadas a um equipamento que emite calor e pulsos elétricos, é uma das técnicas que têm ganhado destaque, recentemente.
A rizotomia é indicada para desgaste de articulação vertebral. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, diferente de uma cirurgia, por exemplo. É feito apenas com anestesia local e, na maioria das vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia. Rizotomia é o procedimento de interrupção das raízes nervosas dorsais da coluna. Apesar de existir procedimento descrito como ''rizotomia percutânea'', a realização por esta via não é possível, já que as raízes dos nervos espinhais são subdurais e acessíveis somente pelo procedimento aberto.
FONTE: Agência Graffo - http://www.folhaweb.com.br/?id_folha=2-1--887-20121008
Muito Bom. Obrigada por Compartlhar.
ResponderExcluirYou're welcome!
ExcluirGrande abraço.
Joni
Estou fazendo essas aplicaçoes e quero saber se tem algum tipo de complicaçao mais tarde ,!!! desde ja agraço se alguem me responder.obrigad..
ResponderExcluirBom Dia !
ResponderExcluirSensacional,desde que fiz voltei a praticar esportes diariamente.
Dançamos, Salsa e Dança de Salão todas semanas.
Estou Ótima!
Obrigada, Dr Eduardo Augusto Iunes!
quantos dias depois do procedimento da rizotomia as dores desaparecem?
ResponderExcluirVou sentir dor para fazer a rizotomia
ResponderExcluir