Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

RIZOTOMIA


Rizotomia é usada para tratar dor lombar.




Dores na coluna incomodam um em cada três brasileiros e afetam, no mundo, oito em cada dez pessoas em algum momento da vida, segundo dados da Fiocruz e da Organização Mundial da Saúde (OMS), respectivamente. A dor lombar primária ou seja aquela que tem como causa alterações degenerativas nos discos, é causa principal.
Para ajudar a tratar esses problemas, a rizotomia, procedimento em que alguns dos nervos responsáveis por causar a dor na coluna são ''queimados'' por meio de agulhas ligadas a um equipamento que emite calor e pulsos elétricos, é uma das técnicas que têm ganhado destaque, recentemente. 
A rizotomia é indicada para desgaste de articulação vertebral. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, diferente de uma cirurgia, por exemplo. É feito apenas com anestesia local e, na maioria das vezes, o paciente recebe alta no mesmo dia. Rizotomia é o procedimento de interrupção das raízes nervosas dorsais da coluna. Apesar de existir procedimento descrito como ''rizotomia percutânea'', a realização por esta via não é possível, já que as raízes dos nervos espinhais são subdurais e acessíveis somente pelo procedimento aberto. 

6 comentários:

  1. Estou fazendo essas aplicaçoes e quero saber se tem algum tipo de complicaçao mais tarde ,!!! desde ja agraço se alguem me responder.obrigad..

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia !
    Sensacional,desde que fiz voltei a praticar esportes diariamente.
    Dançamos, Salsa e Dança de Salão todas semanas.
    Estou Ótima!
    Obrigada, Dr Eduardo Augusto Iunes!

    ResponderExcluir
  3. quantos dias depois do procedimento da rizotomia as dores desaparecem?

    ResponderExcluir
  4. Vou sentir dor para fazer a rizotomia

    ResponderExcluir