Pesquisar este blog

sábado, 27 de outubro de 2012

TABAGISMO NA ADOLESCÊNCIA


Fumar na adolescência aumenta o risco de doenças do coração, mesmo que se tenha parado de fumar.
Estudos anteriores já tinham ligado o início do tabagismo do adolescente a doenças do coração e câncer. No entanto, nelas, os pesquisadores contaram com a lembrança de como os participantes fumavam quando eram mais jovens. Agora, de acordo com um estudo publicado no The Journal of the American College of Cardiology, os adolescentes que fumam são mais propensos a morrer de doenças cardíacas décadas mais tarde, ainda que deixem de fumar com o passar do tempo; os participantes com pior prognóstico foram aqueles que começaram fumar na adolescência e mantido ao longo da vida vício. Esse grupo teve duas vezes o risco de morrer mais cedo do que os não fumantes.
"O risco é cumulativo", observou o co-autor do University College de Londres, David Batty, que disse que "se se fuma ao longo da vida, o risco é muito maior do que se o vício dura somente alguns anos universitários".
A equipe analisou informações extraídas de controles médicos universitários, usados ​​em um estudo com homens que tinham entrado na Universidade de Harvard (EUA) entre 1916 e 1950. Os participantes então responderam questionários de seguimento em 1960, 1970 e 1980.
O estudo incluiu 28.000 homens, dos quais 10.000 haviam relatado fumar em nível de graduação. Quase a metade morreu no período dos 53 anos de monitoramento. Homens que fumavam quando entraram na faculdade e continuaram a fazê-lo nas décadas seguintes tiveram duas vezes mais probabilidade de morrer do que os não-fumantes. Por outro lado, universitários que fumaram durante a adolescência e, em seguida, deixaram o vício tiveram um risco 29 por cento maior de morrer cedo. Os maiores riscos estão associados com a ocorrência de câncer associado ao tabagismo e as cardiopatias.
FONTE: Association of Cigarette Smoking From Adolescence to Middle-Age With Later Total and Cardiovascular Disease Mortality - The Harvard Alumni Health Study - Journal of the American College of Cardiology Vol. 60, No. 18, 2012
Lizia O.Fontes Gasperin - REDE ACT



Nenhum comentário:

Postar um comentário