Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

TABAGISMO: JOGO ANTITABAGISMO


Inca desenvolve jogo antitabagismo para crianças e jovens.

Game, disponível no site do instituto, aborda as consequências negativas não só do fumo, mas também do cultivo de tabaco e da produção dos cigarros.

Tabagismo
Tabagismo: De acordo com o Inca, é no período dos 10 aos 14 anos em que ocorre a experimentação de derivados do tabaco (Thinkstock)
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) lançou, nesta quinta-feira, um jogo online que busca conscientizar crianças e jovens sobre os malefícios do tabagismo. Intitulado "Agentes da saúde por um mundo sem tabaco", o jogo é destinado principalmente à faixa etária entre 10 a 14 anos de idade. A instituição considera que esse é o período em que acontecem as primeiras experiências com derivados do tabaco.
A primeira parte do jogo se passa no campo, onde é cultivado o tabaco. São abordados os malefícios causados aos agricultores e ao meio ambiente. "A ideia é mostrar, ao longo de toda a cadeia produtiva do tabaco, os prejuízos ao meio ambiente, à sociedade e à saúde pública", disse Marcos Vieira, analista de comunicação do Inca e um dos idealizadores do jogo, ao site de VEJA.
Já na cidade, onde transcorre a segunda parte, o jogador é convidado a criar e distribuir cartazes contra o tabagismo.  O jogo mostra os danos causados pelo fumo à saúde e a influência da indústria nos jovens, principalmente através da venda de cigarros com aromas e sabores. 
Escolas - "A gente espera, de uma forma divertida, passar a informação, fazer com que as crianças entendam desde cedo que fumar é prejudicial à saúde, que é um problema de saúde publica. Queremos mostrar que existem opções de hábitos saudáveis muito mais interessantes do que o fumo", afirma Marcos Vieira. Segundo ele, o Inca está desenvolvendo um projeto para levar o jogo às salas de aula.
O jogo, financiado pela Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), ficará disponível no site do Inca (www.inca.gov.br) para todas as plataformas de acesso à internet. O lançamento ocorreu no Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que vai até domingo em todo o país.

De acordo com dados do Inca, no Brasil o tabagismo é responsável por mais de 15% de todas as mortes de homens adultos e por 7% das mortes de mulheres. Em 2011, o país gastou 21 bilhões de reais no tratamento de pacientes com doenças relacionadas ao tabaco, valor 3,5 vezes superior ao arrecadado pela Receita Federal com produtos derivados do tabaco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário