Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

SÍNDROME METABÓLICA e EXERCÍCIOS VIGOROSOS


Caminhar rápido, correr pode reduzir doenças cardíacas, diabetes.

08 de outubro de 2012 - Caminhada rápida, corrida e outras formas de exercícios mais vigorosos podem reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes, sugerem novas pesquisas. 
Muitos estudos tem sugerido que a atividade física regular, incluindo caminhada de apenas 30 minutos por dia a um ritmo moderado, pode melhorar a saúde. Mas a nova pesquisa diz que é a intensidade, mais do que a duração, que faz a diferença. 
Especificamente, caminhantes rápidos e corredores que se exercitaram por duas a quatro horas por semana tiveram até 50% menos propensão a desenvolver o que é chamado de síndrome metabólica. Os participantes que caminharam em ritmo de passeio por cerca de uma hora por dia não tiveram diferença no risco de desenvolver esta síndrome. 
Síndrome metabólica é o nome de um conjunto de fatores de risco que dão origem à diabetes ou doença cardíaca. Esses fatores de risco incluem pressão alta, açúcar elevado no sangue, nível de triglicerídeos alto (gordura no sangue), um nível baixo de HDL (colesterol bom) e gordura abdominal. 
O novo estudo analisou mais de 10.000 adultos de 21 a 98 anos de idade, de Copenhague, na Dinamarca . Todos os participantes foram interrogados sobre a quantidade de atividade física que eles faziam quando o estudo começou e foram monitorados por até 10 anos. 
Os resultados foram divulgados on line no BMJ Open.

Nenhum comentário:

Postar um comentário