Caminhar rápido, correr pode reduzir doenças cardíacas, diabetes.
08 de outubro de 2012 - Caminhada rápida, corrida e outras formas de exercícios mais vigorosos podem reduzir o risco de doenças cardíacas e diabetes, sugerem novas pesquisas.
Muitos estudos tem sugerido que a atividade física regular, incluindo caminhada de apenas 30 minutos por dia a um ritmo moderado, pode melhorar a saúde. Mas a nova pesquisa diz que é a intensidade, mais do que a duração, que faz a diferença.
Especificamente, caminhantes rápidos e corredores que se exercitaram por duas a quatro horas por semana tiveram até 50% menos propensão a desenvolver o que é chamado de síndrome metabólica. Os participantes que caminharam em ritmo de passeio por cerca de uma hora por dia não tiveram diferença no risco de desenvolver esta síndrome.
Síndrome metabólica é o nome de um conjunto de fatores de risco que dão origem à diabetes ou doença cardíaca. Esses fatores de risco incluem pressão alta, açúcar elevado no sangue, nível de triglicerídeos alto (gordura no sangue), um nível baixo de HDL (colesterol bom) e gordura abdominal.
O novo estudo analisou mais de 10.000 adultos de 21 a 98 anos de idade, de Copenhague, na Dinamarca . Todos os participantes foram interrogados sobre a quantidade de atividade física que eles faziam quando o estudo começou e foram monitorados por até 10 anos.
Os resultados foram divulgados on line no BMJ Open.
FONTE: Por Denise Mann - Revisado por Louise Chang, MD -
Para ler a reportagem completa: http://www.webmd.com/heart/news/20121008/fast-walking-may-slash-heart-disease-diabetes?ecd=wnl_dia_101112&ctr=wnl-dia-101112_promo_1
Para ler a reportagem completa: http://www.webmd.com/heart/news/20121008/fast-walking-may-slash-heart-disease-diabetes?ecd=wnl_dia_101112&ctr=wnl-dia-101112_promo_1
Nenhum comentário:
Postar um comentário