Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

MOTOCICLETAS e MORTES NO TRÂNSITO


A cada 24h, seis motociclistas se acidentam em Londrina-PR
Viviani Costa - Redação Bonde
A Companhia de Trânsito de Londrina (Ciatran) divulgou números relacionados a quantidade de motociclistas que se envolveram em acidentes nas ruas e avenidas da cidade em 2012. 
De 1º de janeiro deste ano até esta segunda-feira (22), 1.673 condutores fizeram parte dessa estatística, o que significa uma média de seis motociclistas acidentados a cada dia. Até agora, os meses de março e de julho empataram com o maior número de ocorrências, foram 195 registros. O menor índice foi em janeiro quando 131 acidentes envolveram condutores de moto. 
Neste ano, dos 1.673 motociclistas acidentados, 1.022 tiveram ferimentos ou morreram. O número corresponde a 52,82% do total de condutores feridos considerando todas as ocorrências de trânsito registrados neste ano em Londrina. O comandante da Companhia de Trânsito (Ciatran), tenente André Carvalho, destacou que "o índice de motoristas que dirigem carros ou camionetas e se acidentaram no mesmo período corresponde a 66,11% do total. A porcentagem equivale a 5.595 motoristas. Mas apenas 243 tiveram ferimentos ou morreram". Em todo o ano passado, dos 2.418 motociclistas acidentados, 1.506 tiveram lesões. O número corresponde a 53,86% do total. 
O comandante da Companhia de Trânsito reforçou que o número de acidentes com moto é maior por causa da fragilidade do veículo. "Uma simples mudança de faixa pode causar acidentes. Por ser de menor porte, a visualização da moto é mais difícil até por conta do ponto cego no retrovisor", lembrou Carvalho. Segundo ele, há uma preocupação especial em minimizar o número de feridos e de mortos no trânsito, principalmente, nos acidentes com moto. Além das operações realizadas de segunda à sexta, a companhia intensificou as operações noturnas e fiscalizações aos finais de semana nas principais ruas e avenidas da cidade. 
De 1º de outubro até o último dia 17, a Ciatran registrou 76 motociclistas envolvidos em acidentes. Só no último final de semana, entre sexta (19) e domingo (21), o Corpo de Bombeiros de Londrina atendeu a 31 chamados. 
O chefe geral do Pronto Socorro Clínico do Hospital Universitário de Londrina, José Roberto de Almeida, destacou que acidentes com motociclistas geram lesões graves na maioria dos casos. "São politraumatismos, principalmente, no abdomem, no tórax e no crânio encefálico. Os atendimentos a esses tipos de casos costumam aumentar nos finais de semana, em especial, no setor cirúrgico ortopédico", afirmou. Almeida disse ainda que os motociclistas acidentados geram alto custo para o hospital e os que sobrevivem geralmente ficam com sequelas. 
Para ele, é necessário intensificar a realização de campanhas preventivas junto aos condutores de uma forma geral. "É preciso mostrar a gravidade dos acidentes e como os motoristas e motociclistas devem se comportar. A pressa dos motoqueiros acaba encurtando a vida", concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário