Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

DIETA ATLÂNTICA: MANDAMENTOS


Dez Mandamentos da DIETA  ATLÂNTICA
Como conclusão do II Congresso Internacional da Dieta Atlântica, em novembro de 2006, compilou-se, por consenso 10 recomendações para uma alimentação saudável, que visa incentivar a filosofia deste dieta:
1. Muito consumo de peixe (de mar e rio) e moluscos (moluscos e crustáceos), que constituem as grandes reservas naturais do Atlântico atual. É recomendável comer peixe e frutos do mar 3 a 4 vezes por semana em diferentes fases da vida.
2. Comer muitos alimentos vegetais: cereais, batatas e legumes . Dietas ricas nesses alimentos são a melhor maneira de obter um perfil calórico recomendado no qual 50% da energia total deve ser consumida na forma de carboidratos complexos.
3. O alto consumo de frutas e verduras. É recomendável comer uma grande variedade de frutas, principalmente maçã e frutas cítricas. Hortículas como couve, repolho, nabo e grelos, juntamente com feijão, pimentões, cebolas, cenouras, ervilhas e alhos.
4. Use azeite como gordura de cozimento principal.
5. Consumir produtos lácteos. Eles são excelentes fontes de alto valor biológico da proteína, minerais (cálcio e fósforo) e vitaminas. Além disso, o consumo de produtos lácteos fermentados está associado a uma série de benefícios para a saúde através de microorganismos capazes de melhorar o equilíbrio da microflora intestinal.
6. O consumo de carne é importante mas deve ser feito com moderação. Recomenda-se consumir carnes magras, que fazem parte de pratos à base de legumes, feijão ou batata.
7. Recomendada ainda a ingestão de bastante líquidos, especialmente água como uma bebida de excelência. O vinho deve ser tomado moderadamente, responsável e inteligente, e com alimentos.
8. Seja simples ao preparar os alimentos para manter a qualidade das matérias-primas e, portanto, o valor nutricional. O uso na cozinha, grelhados, fritos em azeite, técnicas breading não prejudicam a nutrição das matérias-primas da dieta atlântica.
9. Manutenção de hábitos alimentares tradicionais Atlânticos. Comer divertindo-se.
10. Atividade física diariamente é tão importante quanto comer corretamente .

Nenhum comentário:

Postar um comentário