Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DOENÇA ARTERIAL PERIFÉRICA e FATORES DE RISCO

FONTE: hmsportugal.wordpress.com
Terça-feira-23 Out (HealthDay News) - Nova pesquisa confirma que o tabagismo, diabetes, pressão arterial alta e níveis elevados de colesterol podem aumentar o risco de homens para a má circulação nas pernas, também conhecida como doença arterial periférica (DAP).
Segundo a Associação Americana do Coração, DAP envolve um estreitamento das artérias periféricas (fora do coração), mais comumente os vasos da pelve ou pernas. Pessoas com DAP estão em maior risco de ataque cardíaco, derrame ou mini-AVC. A condição afeta 8-10 milhões de pessoas nos Estados Unidos.
O novo estudo incluiu cerca de 45.000 homens americanos que foram seguidos por mais de duas décadas. Durante esse período, 537 casos de DAP foram diagnosticados. Cada um dos quatro fatores de risco - tabagismo, diabetes, pressão arterial elevada (hipertensão) e níveis elevados de colesterol - foi significativa e independentemente associada com um risco maior de DAP.
Noventa e seis por cento dos homens que desenvolveram DAP tinham pelo menos um dos quatro fatores de risco, quando foram diagnosticados com a doença arterial, observou uma equipe liderada por Michel Joosten do Beth Israel Deaconess Medical Center e da Harvard Medical School, em Boston.
Os investigadores também descobriram que os homens que não tinham qualquer um dos quatro fatores de risco tinham 77 por cento menos probabilidade de desenvolver a DAP do que todos os outros homens no estudo.
O risco de DAP tendia a aumentar quanto mais tempo o homem tinha diabetes tipo 2 e níveis elevados de colesterol, acrescentaram os pesquisadores.
Dois especialistas saudaram os resultados do estudo.
"Este importante estudo é consistente com os resultados de estudos anteriores", observou o Dr. Kenneth Ong, presidente em exercício do departamento de medicina e cardiologia no Hospital Brooklyn Center, em Nova York. "É bem feito, devido à sua grande população e longa duração do acompanhamento."
Dr. Maja Zaric, um cardiologista intervencionista do Hospital Lenox Hill, em Nova York, que trata de muitos pacientes com DAP, também observou que os fatores de risco associados à doença arterial são também tipicamente associados a doenças cardíacas, mas a relação com a DAP parece ser ainda mais forte.
Isso é especialmente verdadeiro para fumantes, Zaric disse. "Por uma questão de fato, um dos resultados do estudo relata efeitos remotos do tabagismo na incidência da DAP mesmo 20 anos após parar de fumar", ressaltou. "Isso não deve desencorajar os fumantes para a abstinência pois o risco de DAP entre fumantes atuais parece ser três vezes maior do que em ex-fumantes."
Zaric acrescentou, "agora que os principais fatores de risco para DAP em homens foram identificados, estudos adicionais com objetivos clínicos específicos devem ser feito para examinar os efeitos do fator de risco e modificação do estilo. E para não esquecer, as mulheres devem ser estudadas de forma semelhante , porque fica demonstrado que a presença de DAP entre pacientes do sexo feminino tinha sido sub-reconhecida. "
O estudo foi publicado na edição de Outubro - 24/31 do Jornal da Associação Médica Americana.
FONTES:  Kenneth Ong, M.D., acting chair, department of medicine and cardiology, The Brooklyn Hospital Center, New York City; Maja Zaric, M.D., interventional cardiologist, Lenox Hill Hospital, New York City; Journal of the American Medical Association, news release, Oct. 23, 2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário