Pesquisar este blog

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

DIABETES: EFEITO DE LEGUMINOSAS

As leguminosas são os grãos produzidos em vagens: feijões, lentilha, grão-de-bico,
soja, ervilha, fava e amendoim.
(http://cyberdiet.terra.com.br/voce-sabe-o-que-e-uma-leguminosa-2-1-1-62.html)
Estudo randomizado avalia efeito de leguminosas como parte de uma dieta de baixo índice glicêmico no controle da glicemia e de fatores de risco cardiovasculares em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.
Jenkins e coautores, da Universidade de Toronto, no Canadá, realizaram um estudo sobre alimentos com baixo índice glicêmico no diabetes mellitus tipo 2, tendo como foco as leguminosas ou uma dieta com alto teor de fibras. A pesquisa controlada por placebo foi publicada pelo Archives of Internal Medicine.
Leguminosas incluindo feijão, grão de bico e lentilha estão entre os alimentos de menor índice glicêmico (IG) e têm sido recomendados nas Diretrizes sobre Diabetes Mellitus (DM). No entanto, elas ainda não foram utilizadas especificamente para reduzir o índice glicêmico da dieta.
Um total de 121 participantes com diabetes mellitus (DM) tipo 2 foram randomizados para uma dieta rica em leguminosas de baixo IG, encorajando os participantes a aumentar a ingestão de leguminosas em pelo menos um copo por dia ou a aumentar a ingestão de fibra insolúvel pelo consumo de produtos com trigo integral por 3 meses. O desfecho primário foi a alteração nos valores da hemoglobina A1c (HbA1c) calculando-se secundariamente o escore de risco de doenças cardíacas coronarianas (CHD).
Os resultados da dieta rica em leguminosas de baixo IG reduziu os valores de HbA1c em 0,5% e os da dieta rica em fibras de trigo reduziu os valores de HbA1c em 0,3%. A redução relativa nos valores de HbA1c após a dieta leguminosa de baixo IG foi maior do que após a dieta rica em fibra de trigo. A redução do risco de doença coronariana com a dieta de leguminosas de baixo IG foi de 0,8%, em grande parte devido a uma maior redução relativa da pressão arterial sistólica, em comparação com a dieta rica em fibra de trigo.
A incorporação de leguminosas como parte de uma dieta de baixo IG melhorou tanto o controle glicêmico, quanto reduziu o risco calculado de doenças coronarianas em pacientes com diabetes mellitus tipo 2.

NEWS.MED.BR, 2012. Leguminosas em dieta de baixo índice glicêmico melhoram controle glicêmico e reduzem risco de doenças coronarianas em diabéticos tipo 2, segundo artigo do Archives of Internal Medicine. Disponível em: . Acesso em: 24 out. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário