Pesquisar este blog

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

FUNCIONAMENTO SEXUAL e MEDICAMENTOS


Vários remédios afetam funcionamento sexual.

Até mesmo um descongestionante nasal pode causar disfunção erétil e diminuir a lubrificação da vagina
Shutterstock
Efeitos colaterais de variados tipos de remédios podem prejudicar o desempenho sexual tanto de homens como de mulheres
São Paulo - O funcionamento sexual tanto do homem quanto da mulher não está imune aos efeitos colaterais dos mais variados tipos de remédios usados para males que nada têm a ver com a sexualidade. Segundo especialistas, até mesmo um descongestionante nasal pode diminuir a lubrificação da vagina e até causar disfunção erétil
De acordo com José Carlos Reichelmann, médico sexologista e coordenador do Comitê Multidisciplinar de Sexualidade Humana da Associação Paulista de Medicina, isso ocorre porque diferentes tipos de remédios afetam negativamente alguma das três fases do funcionamento sexual: o apetite, a excitação e o orgasmo. 
O efeito colateral de cada um desses medicamentos, no entanto, varia de pessoa para pessoa. ''Em geral, quando a dose é muita alta, afeta todo mundo'', afirma Vicente Renato Bagnoli, ginecologista e obstreta, professor associado de Faculdade de Medicina da USP. 
Um medicamento que pode se transformar em vilão do bom funcionamento sexual do homem é o anti-hipertensivo. ''Quando você toma um remédio desses e o fluxo sanguíneo é interrompido, de tão baixa que está a pressão, cai também a chegada de sangue no pênis, impedindo a ereção'', explica Roberto Iglesias, urologista do Centro de Referência da Saúde do Homem, da Secretaria de Estado da Saúde. 
Há casos também de uma interação entre dois remédios atrapalhar o funcionamento sexual. O usuário de medicamento para impotência que toma um regulador de pressão pode retomar o quadro de disfunção erétil, por exemplo. 
Assim como sempre deve ocorrer na sua indicação, parar de tomar quaisquer desses medicamentos é uma decisão que cabe ao médico. Segundo os especialistas, o médico que receita um remédio com esses efeitos colaterais muda a dose ou troca o remédio para que o apetite sexual do paciente volte ao normal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário