Com a chegada do verão, mais pessoas passam a praticar esportes ao ar livre, hábito que faz aumentar o número de lesões provocadas pelo calor. Um estudo feito por pesquisadores americanos mostrou que os mais afetados por esse problema são os mais jovens.
Cientistas do Hospital Nacional Infantil em Columbus, Nos Estados Unidos, avaliaram 54.983 pessoas que foram internadas por causa do calor e notaram que, entre 1997 e 2006, metade dos pacientes eram jovens com até 19 anos.
Segundo a coordenadora do estudo, Lara McKenzie, a razão para isso é que as pessoas, além de fazerem atividades físicas em horários inapropriados, não tomam precauções básicas, como se manter hidratado.
Lara diz ainda que, enquanto algumas lesões são provocadas pelas temperaturas extremas, há problemas que não exigem temperaturas altas para ocorrer: nesses casos, a razão é o esforço exagerado. Considerando esse tipo de internação, o estudo mostrou que 48% dos afetados são garotos com menos de 19 anos que jogavam futebol americano, um dos esportes mais praticados nos Estados Unidos.
Lesões causadas por esforço no calor podem provocar exaustão, estresse, câimbras, desmaio e insolação.
Para Karen Scharlatt, pediatra do Hospital Infantil de Phoenix, a falta de cuidado das crianças é a principal causa do problema.
- Quando estão jogando, os jovens geralmente não param para se hidratar nem para descansar, caso não se sintam bem. Os adultos são mais cuidadosos nesse sentido. (Fonte: R7-sis.saúde)
Nenhum comentário:
Postar um comentário