Pesquisar este blog

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DIABETES e AMÊNDOAS

Uma opção saborosa e saudável para a ceia de natal - e para o resto do ano - são os diversos tipos de castanhas e nozes disponíveis principalmente nesta época do ano. Um exemplo disso é que, segundo recente estudo da Universidade Loma Linda, nos EUA, uma alimentação rica em amêndoas pode ajudar a prevenir diabetes e doença cardíaca, ao melhorar a sensibilidade à insulina e reduzir o colesterol “ruim” (LDL) em pessoas com pré-diabetes.
De acordo com os autores, cerca de 16 milhões de americanos apresentam pré-diabetes - condição precursora do diabetes tipo 2 - e estima-se que, até o ano de 2020, metade da população dos EUA tenha o pré-diabetes ou já tenha desenvolvido a doença. Daí a importância de abordagens preventivas, principalmente incluindo uma alimentação balanceada e exercícios físicos.
Avaliando 65 adultos com pré-diabetes, os pesquisadores notaram que, acrescentando amêndoas - 20% das calorias diárias - à dieta recomendada pela Associação Americana de Diabetes, os participantes apresentavam, após 16 semanas, melhores níveis de colesterol “ruim” e de sensibilidade à insulina - importantes fatores de risco para diabetes tipo 2 e doença cardíaca.
Em artigo publicado no Journal of the American College of Nutrition, os especialistas destacam que esse efeito das amêndoas pode ser atribuído a nutrientes como fibras e gordura insaturada, que podem melhorar o colesterol, além de aumentar a sensibilidade à insulina e a função das células beta. Uma porção de 28 gramas de amêndoas oferece 3,5 gramas de fibras, 13 gramas de gordura insaturada e apenas um grama de gordura saturada.
“É promissor, para aqueles com fatores de risco para doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doença cardiovascular, que alterações na dieta possam ajudar a melhorar os fatores que cumprem um papel potencial no desenvolvimento dessas doenças”, destacou a pesquisadora Michelle Wien na publicação. “Seria benéfico conduzir estudos de alimentação metabólica firmemente controlada e estudos pós-prandiais que apresentem quantidades controladas de carboidratos para confirmar os resultados desse estudo”, concluiu. Fonte: EurekAlert. Public Release. 16 de dezembro de 2010.
(Fonte: Boa Saúde-sis.saúde)

4 comentários:

  1. Ok., André.
    Vamos dar os nossos parabéns ao pessoal do "Boa Saúde", responsável pelo texto. Eu só divulgo o que acho de interessante por aí.
    Um abraço.
    Joni




    Joni,ma

    ResponderExcluir
  2. Amendoas pepino batata doce 1 litro de agua por dia e outros legumes mastigação lenta nocautearam minha glicose normalmente alta para 110. tudo isso sem abrir do arroz (parbolizado) com feijao e carnes quaisquer alem da cervejinha. Experimentem!

    ResponderExcluir