Pesquisar este blog

domingo, 17 de janeiro de 2010

TESTE: Você tem alguma compulsão?


Este teste ajuda a perceber se o uso de alguma substância psicoativa ou a repetição de um comportamento pode estar entrando no terreno da dependência. Trata-se de uma versão modificada do Questionário Lie-Bet usado para rastrear jogadores patológicos.
Responda as perguntas abaixo:
1) Você já teve que mentir para pessoas importantes para você com o propósito de ocultar a extensão do seu envolvimento com jogo (ou no lugar de jogo coloque a opção que for mais adequada ao seu caso: Internet, exercícios físicos, trabalho, compras, pequenos frutos, comida, sexo, drogas, álcool ou cigarro) ?
2) Enquanto apostava (ou navegava na Internet, praticava exercícios físicos, trabalhava, comprava, realizava pequenos frutos, ou abusava de comida, sexo, drogas, álcool ou cigarro), sentiu cada vez mais a necessidade de apostar (navegar, exercitar-se, trabalhar, comprar, realizar pequenos furtos, comer, transar, usar drogas, beber ou fumar) mais e mais?
Uma resposta positiva é o bastante para sugerir uma conduta de risco e justificar avaliação por um especialista. Mas se você não estiver convencido desta necessidade, experimente responder as questões desta versão adaptada do teste CAGE, formulado para detecção de pessoas com transtorno de uso de álcool.
1) Alguma vez sentiu que deveria reduzir a dose de álcool ou parar de beber? (ou substitua a dose de álcool por: o tempo na Internet, a prática de exercícios físicos, o número de horas no trabalho, o volume de compras, parar de realizar pequenos furtos, cortar os ataques à geladeira, parar de usar drogas ou de fumar)?
2) As pessoas o aborrecem porque criticam o seu modo de beber (ou navegar, exercitar-se, trabalhar, comprar, realizar pequenos furtos, comer, transar, usar drogas ou fumar)?
3) Sente-se chateado, culpado, arrependido pelo que já bebeu (ou navegou, exercitou-se, trabalhou, comprou, realizou pequenos furtos, comeu, transou, usou drogas ou fumou)?
4) De amanhã acorda com tremores e nervosismo até tomar o primeiro gole? (se a dependência for outra, a pergunta passa a ser: apresenta sintomas físicos desagradáveis se passa algum tempo sem usar a droga ou praticar o comportamento que traz bem-estar)?
Duas ou mais respostas positivas devem fazer soar o alarme: é hora de procurar um médico especialista no assunto ou um grupo de ajuda mútua. (Fonte> http://www.claudia.abril.com.br/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário