Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

STRESS AJUDA A DESENVOLVER O CÂNCER


O stress no dia-a-dia pode, com o passar do tempo, se tornar o estopim para o desenvolvimento de tumores. É o que revela um estudo de cientistas da universidade americana de Yale publicado pela revista Nature.
Segundo os pesquisadores, qualquer tipo de trauma – emocional ou físico – pode agir como uma via de comunicação para mutações cancerígenas espalhadas pelo corpo. Juntas, elas podem produzir um coquetel fatal, alertam especialistas.
Durante a pesquisa, os cientistas estudaram moscas de frutas e perceberam que, sob stress, essas mutações cancerígenas produziam tumores mesmo quando estavam espalhadas por diferentes celulas da mosca. Segundo os coordenadores do estudo, isso acontece porque os stress promove o "encontro" dessas células.
Os cientistas alertam que o agravante dessa situação é que é muito mais fácil para um tecido acumular mutações em diferentes celulas do que em uma só. Por isso o stress pode ser tão perigoso.
"Diversos sintomas podem sinalizar stress – cansaço físico e emocional, infecções, inflamações. Reduzir ou evitar o stress é sempre um bom conselho", afirmou o professor Tian Xu, um dos responsáveis pelo estudo.
(Fonte Veja.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário