Pesquisar este blog

sábado, 9 de janeiro de 2010

ALCOOLISMO: GRAVÍSSIMO PROBLEMA DE SAÚDE PÚBLICA


DEPRESSOR DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL
De acordo com o Ministério da Saúde, dependentes de álcool e outras drogas podem procurar auxílio nos CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), mas das 1467 unidades de atendimento no país, apenas 223 são especializadas no tratamento de álcool e drogas (as conhecidas Caps-AD).
No Brasil, dados da ABEAD (Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas) revelam que 2,3% dos brasileiros entre 12 e 65 anos sofrem de dependência alcoólica.
Segundo Hugo Leal, coordenador de divulgação do escritório dos Alcoólicos Anônimos (AA) de São Paulo, a queda no número de alcoólatras no país só aparecerá depois da expansão de campanhas de divulgação dos malefícios causados pelo excesso de bebidas além da ampliação de investimentos no tratamento dos dependentes. "Hoje, quem desenvolve o alcoolismo fica nas mãos de clínicas particulares muito caras ou comunidades sem recursos", afirmal.
O assessor técnico da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde, Francisco Cordeiro explica que o alcoolismo é o principal problema de saúde pública no país.
Para ele, assim como a Lei Seca resultou na redução no número de acidentes causados por decorrência do álcool, o aumento de impostos poderia contribuir para a redução do número de dependentes. "Este deve ser apenas um dos esforços para combater o problema -- que exige medidas integradas de diversos setores da sociedade", ressalta.
Ana Cecília Marques, coordenadora do Departamento de Dependência Química da Associação Brasileira de Psiquiatria, afirma que aumentar o imposto no setor de bebidas alcoólicas seria a política preventiva mais eficaz que o país implantaria. "Quanto mais se restringe o uso, mais pessoas abandonam o vício. Um exemplo é a lei antifumo. Com a bebida não seria diferente. Se beber ficar mais caro, a procura cairá e haverá mais buscas por tratamento", afirma.
Para a especialista, além dos dependentes, a lei traria benefícios para os jovens que estão começando a beber e para os que, um dia, deixaram o vício.( Fonte: ABEAD)





Nenhum comentário:

Postar um comentário