Pesquisar este blog

domingo, 10 de janeiro de 2010

ÓCULOS DE SOL e DANOS AOS OLHOS


O verão é época de grande luminosidade e os cuidados com os olhos devem ser redobrados com o uso de óculos escuro de boa qualidade, pois os raios solares também oferecem riscos à saúde dos olhos.
É importante estar atento aos modelos, preços e, principalmente, à qualidade do acessório que auxilia na proteção.
Para o oftalmologista André Pamplona, do Hospital Beneficência Portuguesa , as lentes escuras de qualidade duvidosa escondem o mal que podem causar à visão e afirma que é preocupante a falta de critérios na utilização e compra dos óculos de sol, como aqueles adquiridos em camelôs, a baixo custo.
A principal função dos óculos escuros é filtrar os raios ultravioleta, infravermelho e outras irradiações, ao mesmo tempo em que permite a pessoa enxergar as mesmas coisas sem alteração de cores.
Segundo o especialista, os óculos de sol diminuem a luminosidade, as pupilas ficam mais dilatadas, permitindo uma passagem maior de raios ultravioletas. “Justamente por as pupilas se dilatarem que as lentes dos óculos de sol devem ter o filtro anti-UV, que protege e bloqueia as doenças oculares”, orienta o médico.
Durante a aquisição do acessório, o primeiro item que deve ser avaliado é em relação à proteção contra os raios ultravioletas (UVA e UVB), que devem ser de 100%. Qualquer outro nível de proteção abaixo disso poderá causar queimaduras de retina e córnea, além de outras doenças como catarata, ceratite, doença degenerativa da retina, dores de cabeça e proliferação do pterígio – “pele” que cresce no canto do olho.
As cores das lentes não interferem na eficácia da proteção, porém as mais adequadas são as âmbar, verde, cinza e marrom, pois provocam pouca distorção da visão e das cores do ambiente; o mais importante é que as lentes tenham proteção garantida e superfície regular para evitar o esforço do cristalino – responsável pela focalização.
O excesso da radiação fica concentrado na parte central da retina – mácula, que causa degeneração macular e os principais sintomas são na dificuldade de leitura, no reconhecimento de fisionomias e na distinção de cores ou detalhes, sendo estes nos casos avançados. “É importante lembrar que o uso de óculos de sol, com lentes de qualidade, passou a ser uma necessidade em razão do buraco na camada de ozônio estar cada vez maior. Vale lembrar que as lentes devem sempre ser em resina e nunca em acrílico”, avisa o oftalmologista.
Ao comprar óculos de grau ou de sol, o melhor é procurar um profissional especializado e evitar o comércio ambulante, onde não há garantia de procedência. Lembre-se também que o uso de óculos escuros sobre as lentes (para aquelas pessoas que já usam óculos de grau) protege os olhos dos raios ultravioletas mas, em caso de vermelhidão ou outra irritação nos olhos, procurar um oftalmologista para um diagnóstico preciso.
Outros cuidados com os olhos durante o verão também são válidos
• Evitar passar protetor solar na região dos olhos;  • Não usar lentes de contato na piscina;  • Fazer compressas com soro fisiológico, caso os olhos fiquem irritados em razão da água do mar, piscina e exposição ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário