Pesquisar este blog

sábado, 9 de janeiro de 2010

BEBIDAS ALCOÓLICAS e ACIDENTES VIOLENTOS


TARDE DEMAIS PARA ARREPENDIMENTO!
Estudos da Associação Brasileira de Pesquisas em Álcool e outras Drogas, apontam que se a sociedade conseguisse suprimir a bebida alcoólica, as estatísticas de incidentes violentos sofreriam 53% de redução.
Integrante dessa entidade, o psiquiatra gaúcho Sérgio de Paula Ramos, especialista em tratamento da dependência química, ressalta que o álcool é um catalisador, um gatilho para condutas agressivas. O principal, já que seu consumo é liberado para maiores de 18 anos no Brasil.
O resultado é que o consumo de bebidas alcoólicas está por trás de 72% dos acidentes de trânsito com ferimentos ou mortes. De 38% dos suicídios. De 61% dos homicídios. E também em 50% das agressões dentro do lar. Ramos lembra que, no primeiro mês de vigência da nova lei restringindo consumo de bebidas por parte de motoristas (aquela que prevê prisão em flagrante do condutor embriagado), ocorreu no Brasil 72% de redução nos acidentes rodoviários.
O psiquiatra acredita que o número de eventos violentos em geral sofreu também uma diminuição, mas não há estudos conclusivos a respeito. O problema não é falta de lei, é de fiscalização. A sociedade faz vistas grossas ao álcool. Falta peito para contrariar o poder econômico – conclui Ramos.( Fonte: ABEAD)





2 comentários:

  1. aai vei cade a noticia do acidente

    ResponderExcluir
  2. Oi.
    Quer ver notícias de acidentes violentos?
    Abra qualquer página de jornal, de qualquer parte do mundo e,diariamente, verá diversas.
    Um abraço.
    Joni

    ResponderExcluir