Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

O FUMAR e O SISTEMA DE DIGESTÃO


Os males causados pelo fumo são muito bem conhecidos por todos e exaustivamente divulgados pelos meios de comunicação. O que muitos não sabem é que o cigarro afeta e pode causar doenças gravíssimas em vários sistemas e órgãos, não só àqueles ligados à respiração. O aparelho digestivo é, com certeza, um dos mais prejudicados.
O esôfago é uma das principais vítimas. Entre ele e o estômago existe uma válvula muscular que impede que o líquido estomacal volte para o órgão anterior, o chamado refluxo. O uso do cigarro enfraquece esse músculo, o que facilita o contato do ácido gástrico com a mucosa esofágica por mais vezes e por um tempo prolongado, cujo resultado é extremamente negativo.
Há estudos que mostram que o tabagismo induz a ida de sais biliares do intestino para o estômago, tornando o suco deste ainda mais nocivo. Mas antes de tudo isso, a fumaça já está atacando diretamente a saúde da mucosa do esôfago, então ele recebe os golpes dos ácidos digestivos já enfraquecido.
O fumo também facilita a infecção do indivíduo pelas bactérias H. pylori, envolvidas em cerca de 95% dos casos de úlceras. Os fumantes apresentam maior dificuldade para cicatrização das feridas, que passam a aparecer com mais frequência. Além disso, a produção de ácido estomacal aumenta, induzido pelo fumo.
E não para por aí. O funcionamento do fígado se altera e ele encontra mais dificuldades em processar substâncias como álcool e drogas, entre outros elementos tóxicos.
Esses são alguns poucos exemplos de problemas que podem ocorrer em quem fuma. Por isso, a sugestão é a mesma de sempre para quem gosta de sim mesmo: não fume. (Fonte: Carlos A. Sabbag (CRM-PR 9950), Médico Cirurgião do Aparelho Digestivo/ABEAD).





Nenhum comentário:

Postar um comentário