Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

REMÉDIOS FITOTERÁPICOS


A partir deste ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai ofertar mais seis medicamentos fitoterápicos, extraídos de plantas medicinais. No total, a rede pública terá oito medicamentos desse tipo.
Os novos fitoterápicos serão produzidos a partir da alcachofra, aroeira, cáscara sagrada, garra do diabo, isoflavona da soja e unha de gato. Eles são indicados para tratamento, respectivamente, de dores abdominais relativas ao fígado, problemas ginecológicos, prisão de ventre, dores lombares e artrose, alívio de sintomas e artrite reumatóide.
Há quatro anos, a população já encontra na rede pública de saúde remédios à base de espinheira santa – para gastrites e úlceras – e guaco – para tosse e gripes.
A distribuição do fitoterápico não é obrigatória, mas 13 estados já aderiram ao Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, de acordo com o Ministério da Saúde. Para ter o medicamento, o estado ou município deve solicitar o recurso ao ministério.
O cidadão tem acesso gratuito ao fitoterápico nos postos de saúde, desde que apresente receita médica.
(Fonte: SIS.SAÚDE)







Um comentário:

  1. eu tenho vários tipos de remédios caseiros aqui,de meu uso,e dos amigos.eu tenho mandado ,para algumas pessoas que clamam para mim, de infermidade,então,eu pergunto se tem coragem de tomar remédios caseiros,eles dizem que,para ser curado! o que for melhor,eu tomo?
    ai mando alguns dos medicamentos,e como preparar, e tomar de acorodo com as dosagens preparadas. tem dado resultados.
    até hoje,não me reclamaram,só dizem que foram curados

    ResponderExcluir