Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

ABUSO!


EXEMPLO DE ABUSO PUBLICITÁRIO

Em dezembro, o Projeto Criança e Consumo denunciou a empresa Grendene S.A ao Procon por conta da divulgação de seis linhas de sandálias infantis – “Hello Kitty Fashion Time”, “Moranguinho Morangomix”, “Coleção Barbie”, “Ben 10 e Ben 10 Galaxy”, “ Power Rangers Action” e “Guga K. Power Games”. Durante 2009, campanhas publicitárias referentes a todos estes produtos foram veiculadas em TV, dirigindo-se às crianças.
O documento encaminhado ao órgão de defesa do consumidor também questiona o incentivo ao consumo desenfreado e a supervalorização da imagem nas campanhas, como é o caso da publicidade da linha “Coleção Barbie”, voltada ao público infantil feminino. A peça mostra meninas como pequenas celebridades, fazendo ensaios fotográficos e sendo assediadas por fãs. Ao fundo, a locutora diz: “Coleção Barbie 2009 – Um passo para o sucesso”.]
“Esse tipo mensagem reforça um valor distorcido de que é preciso ter para ser e insere a criança precocemente no mundo adulto”, explica Tamara Gonçalves, advogada do Criança e Consumo. “O mesmo se observa nas demais campanhas da empresa, inclusive nas direcionadas aos meninos”, comenta.
O Procon ainda não se manifestou sobre a denúncia. (Fonte: Instituto Alana)


Nenhum comentário:

Postar um comentário