Cientistas divulgaram as primeiras evidências, colhidas em experimentos feitos em humanos, de que o mirtilo (blueberry) melhora a memória.
O mirtilo é uma das mais ricas fontes de antioxidantes benéficos à saúde e outros compostos chamados fitoquímicos. Outro experimento recentemente comprovou que uma dessas substâncias impede a reprodução do vírus da Hepatite C.
Robert Krikorian e seus colegas destacam que os estudos anteriores em animais de laboratório já sugeriam que comer as pequenas amoras pode ajudar a melhorar a memória em idosos. Até agora, porém, poucos trabalhos científicos testaram o efeito da suplementação de mirtilo na memória de pessoas. Os resultados foram publicados na revista Agricultural and Food Chemistry.
Os pesquisadores afirmam que seus experimentos estabelecem uma base abrangente para testes clínicos em humanos para determinar se as blueberries realmente merecem a sua reputação crescente como um potencializador da memória.
No estudo, um grupo de voluntários na casa dos 70 anos de idade, que apresentavam declínio precoce da memória, tomaram entre dois copos e dois copos e meio de suco de mirtilo disponível comercialmente todos os dias, durante dois meses. Um grupo de controle consumiu uma bebida sem suco de mirtilo.
O grupo que tomou o suco de mirtilo mostrou melhora significativa na aprendizagem e nos testes de memória, relataram os cientistas.
"Estes resultados preliminares de melhoria da memória são encorajadores e sugerem que a suplementação consistente com suco de blueberries pode ser um caminho para prevenir ou atenuar a neurodegeneração," dizem eles em seu artigo.
A pesquisa envolveu cientistas da Universidade de Cincinnati e dos departamentos de agricultura dos Estados Unidos e do Canadá. (Fonte: Diário da Saúde/ SIS.SAÚDE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário