Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

OMELETE!


Um pouco de história: acredita-se que o omelete surgiu na antiga Pérsia. Ovos batidos eram misturados com ervas picadas, fritos até ficarem firmes, e depois cortados em pedaços, para formar um prato conhecido como 'kookoo'. Acredita-se que tal receita alcançou a Europa através do Oriente Médio e da África do Norte, onde sofreu adaptações e originou a frittata italiana, a tortilla espanhola e a omelette francesa.
Na França, sua criação foi em 1888 por Annette Poulard, no Monte Saint-Michel, na Normandia. Ela elaborou uma refeição nutritiva e de fácil preparo para os famintos peregrinos que chegavam ao Santuário de São Miguel.
E a história de que os ovos fazem os níveis de colesterol subirem aos céus?
Em uma pesquisa da Universidade de Connecticut (EUA), quando as pessoas comeram três ou mais ovos por dia, produziram partículas de colesterol maiores. Mas isso não é ruim, já que a diferença se deu tanto com as moléculas de HDL quanto com as de LDL (o bom e o mau colesterol). Há evidências que moléculas grandes de LDL têm mais trabalho para atravessar as paredes das artérias e que as de HDL ganham eficiência na hora de limpar a circulação. (Fonte: Wikipedia, MH)

Nenhum comentário:

Postar um comentário