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domingo, 31 de janeiro de 2010

HÁBITO PERIGOSO: TROTE

Em todo o Estado do Rio Grande do Sul, o índice de trotes para o Salvar-Samu chega a 59,1% do total de ligações.
Os números parciais indicam que o serviço recebeu, em 2009, 1.317.920 ligações, das quais 779.294 foram trotes. No mesmo período, foram realizadas 169.111 regulações e efetuados 66.502 envios de viaturas.
O programa Salvar-Samu resulta de uma parceria entre a União, Estado e municípios.
O atendimento móvel foi criado para atender emergências durante as 24 horas do dia e é acionado pelo telefone 192. Além de atender em casa, o serviço reserva o leito hospitalar, se necessário, e faz o transporte imediato do paciente para o hospital de referência mais próximo.
Como funciona o 192
Em primeiro lugar, o telefonista auxiliar de Regulação Médica acolhe a solicitação e registra o nome do solicitante, telefone, endereço, pontos de referência, nome do paciente a ser atendido, sexo, idade, queixa e o fator causador da chamada. A ligação é transferida ao médico regulador, que avalia a gravidade da situação a partir das informações dadas pelo solicitante. É importante responder com objetividade às perguntas feitas pelo médico, como, por exemplo, se respira, se está consciente, se tem ferimentos visíveis.
O médico decide pelo envio do recurso (ambulância de suporte básico ou avançado UTI) se for necessário o atendimento do Salvar/Samu no local, considerando a necessidade e ofertas disponíveis dentro do território de abrangência do programa.
A comunicação entre as equipes é realizada através de rádio com a Central de Regulação, informando os dados averiguados no local da ocorrência para o hospital ou pronto-atendimento de emergência mais próximo. (Fonte: Secretaria Estadual da Saúde-RS)

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