Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

TÊNIS FUNCIONAIS


"Efeito Cangorra"
Trabalhar músculos, sem fazer grandes esforços ou sem necessidade de malhar em uma academia (só com uma caminhada "básica" com o cachorro ou num shopping), é o que oferece os chamados tênis funcionais. Isto é o que agora oferecem fabricantes de calçados esportivos.
O segredo para isto está na sensação de instabilidade corporal, provocada por um solado especial.
No modelo da Reebok (Easytone), peças especiais estão localizadas sob o calcanhar e parte dianteira do pé: é preciso achar um ponto de equilíbrio durante o caminhar. Isto tudo leva os músculos dos glúteos a trabalharem mais do que o normal, enquanto os das panturrilhas têm um rendimento extra.
No modelo da Skechers (o Shape-ups) há uma entressola ultramacia de borracha: a impressão é de caminhar com os pés descalços na areia. Isto facilitaria à tonificação de pernas, glúteos, abdome, costas, além de uma melhora na postura e na circulação sanguínea.
O Chapa Chili, da Masai Barefoot Technology (MBT) é outra modelo à disposição dos consumidores.
RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES - Todo cuidado é pouco para não se lesionar
Eduardo Carrera, médico ortopedista, do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, da capital paulista, diz que estes calçados podem ser bastante agradáveis e macios, mas como têm plataformas mais altas e instáveis, parecem gerar mais instabilidade nos tornozelos durante a caminhada. “Nesses casos, o risco de sofrer entorses é maior” adverte o especialista.
Keila Fontana, fisiologista do exercício e professora da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (UnB), recomenda que o melhor é inserir esses novos modelos no dia a dia de forma bem gradual. “A musculatura precisa se adaptar ao trabalho extra que eles exigem”, diz.
Outra recomendação é deixar o tênis no armário ao praticar atividades físicas muito intensas. “Nesse momento os músculos já são naturalmente forçados. O tênis só funcionaria como uma sobrecarga, aumentando as chances de lesões”, avalia Keila. (Fonte: IG)
------------------------------------------------------------
Então, para usufruir dos benefícios destes tênis-modelo funcionais, sem oferecer riscos às articulações, é preciso ser prudente. Ou aguardar novas recomendações de pesquisadores.
Alerta máximo, portanto. Todo cuidado com os modismos!
E com o oferecido "sucesso instantâneo"!

Nenhum comentário:

Postar um comentário