Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

NOVO TRATAMENTO PARA DOENÇA CARDÍACA

 ARTÉRIA ESTREITADA (COM STENT)
Cientistas do renomado Massachusetts Institute of Technology (MIT) divulgaram uma nova tecnologia que pode revolucionar o tratamento de doenças cardíacas.
 A novidade é uma nanopartícula que é injetada na corrente sanguínea. Uma vez dentro do corpo, ela é capaz de tratar artérias danificadas sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica.
Os inventores já começaram a testar os "nanocarrapichos" - como foi batizada a partícula - em ratos. A tecnologia consiste em esferas de 60 nanômetros - mais de 100 vezes menor que um glóbulo vermelho presente no sangue. Cada esfera contém fragmentos de proteínas que são capazes de colar a superfície danificada das artérias enrijecidas.
Segundo o estudo, essas pequenas esferas podem também combater o entupimento das artérias, aumentando a eficácia do tratamento de doenças que podem causar ataques cardíacos. Atualmente, o tratamento consiste na introdução de uma espécie de pequeno balão que força a reabertura dos vaso e então um tubo, chamado stent, é implantado na artéria para mantê-la desentupida.
No entanto, muitas vezes esse processo provoca um rápido crescimento do tecido ao redor do stent, o que pode levar a um novo bloqueio da artéria.
Segundo os cientistas, o avanço das novas cápsulas se dá porque elas identificam dentro do organismo o exato local que precisa ser tratado e possuem uma ação prolongada de até 12 dias.
Apesar das nanopartículas já terem sido desenvolvidas, especialistas advertem que ainda pode levar vários anos para que a técnica comece a ser testada efetivamente em pacientes humanos. A pesquisa foi publicada na última edição da revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.(Fonte: Veja.com)



Nenhum comentário:

Postar um comentário