Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FARINHA DE 30 MIL ANOS

PEDRA DE 30 MIL ANOS
Humanos há cerca de 30 mil anos não comiam apenas carne e tinham uma dieta mais diversificada do que se estimava. Um novo estudo descobriu um importante consumo de vegetais em indivíduos no Paleolítico europeu. O trabalho será publicado esta semana no site e em breve na edição impressa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).
O Paleolítico é uma era pré-histórica que se estende da introdução de ferramentas de pedras por hominídeos como Homo habilis, há cerca de 2,5 milhões de anos, até o início da agricultura, há aproximadamente 12 mil anos.
Até agora achava-se que a subsistência no Paleolítico europeu tivesse sido baseada em proteína e gordura animal, com raras evidências de consumo de plantas. Mas em estudo feito a partir de sítios arqueológicos na Itália, Rússia e República Tcheca, um grupo de cientistas desses países descobriu grãos de amido em pedras de cerca de 30 mil anos.
Os padrões de desgaste nas amostras e a presença de amido, verificada a partir de análise com microscopia óptica e eletrônica, permitiram concluir que as pedras foram utilizadas para amassar raízes e grãos, de modo similar ao empregado em um pilão para fazer farinha.
Segundo o estudo de Anna Revedin, do Istituto Italiano di Preistoria e Protostoria, na Itália, e colegas, os resíduos de vegetais nas pedras parecem ser principalmente de plantas ricas em carboidrato e energia.
A descoberta, de acordo com os autores, indica que o processamento de alimentos e a produção de farinhas eram comuns na Europa no período.
O artigo 30,000 year old flour: new evidence of plant food processing in the Upper Paleolithic (doi/10.1073/pnas.1000948107), de Anna Revedin e outros, poderá ser lido em breve por assinantes da PNAS em www.pnas.org. (Fonte: FAPESP)

Um comentário:

  1. Cara Melissa,
    Agradeço sua manifestação, mas entendo que devo sempre deixar registrado que "faço um esforço para escolher bons temas, boas redações ---e muitas vêzes, faço uns acertozinhos básicos---, mas os textos todos não são meus, só alguns". Registro a fonte, procuro deixar preservada e valorizar a autoria, etc.etc.etc.
    Bem, o objetivo final é fazer repercutir assuntos que possam auxilar outras pessoas, através de leituras e reflexões.
    Falando em reflexões, é importante que todos pensemos em estudar informática, não? Por isso, um abraço a todo o pessoal da ARTH Informática: agora já sei onde recorrer quando precisar.Sucesso! Joni

    ResponderExcluir