A Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica – ARPEF – é uma instituição civil, sem fins lucrativos, fundada em 1986 por uma equipe de profissionais das áreas de Fonoaudiologia, Psicologia e Psicopedagogia. Todos com especialização na Metodologia Verbotonal.
A ARPEF foi criada com o objetivo de trazer para o Rio de Janeiro um programa de reabilitação na área da surdez, já vitorioso em diversos estados do Brasil e no exterior, centrado no desenvolvimento da comunicação oral. Ao longo desses 20 anos atendeu cerca de 570 indivíduos surdos e ouvintes.
Método Verbotonal
O Método Verbotonal foi concebido para ensinar crianças surdas a falar, independentemente do grau de surdez.
É um método de educação da audição e linguagem que a partir da estimulação da motricidade, da afetividade e de todos os canais sensoriais, inclusive, e, principalmente, o auditivo, objetiva criar condições para que a expressão oral aconteça através de uma fala o mais natural possível.
Histórico
Histórico
O Método Verbotonal foi criado na década de 50 pelo iugoslavo Peter Guberina, lingüista, foneticista e professor de línguas estrangeiras. Vem sendo utilizado em mais de 300 centros espalhados por diversos países, filiados ao Centro Suvag Internacional, com sede em Zagreb, Croácia. No Brasil, conta com centros filiados ao Centro Suvag do Brasil, unidade integradora no nosso país.
Fundamentação Teórica
Peter Guberina percebeu que a audição e a articulação são fenômenos solidários e, assim, o quão importante é a estimulação do resíduo auditivo para a produção da fala. Da mesma forma, o quanto a estimulação da percepção dos valores da fala (ritmo, entonação, tempo, etc) era fundamental para possibilitar uma fala mais inteligível e comunicativa.
Guberina também valorizou o corpo como receptor e emissor de linguagem, pois o corpo não só é capaz de “ouvir”(sensibilidade para captar informações vibro-táteis), como também de produzir linguagem através de gestos e mímicas.
“Nesse sentido, o significado da fala é transmitido não só através de elementos lingüísticos, mas também através de informações auditivas e visuais presentes no ritmo, na entonação, na intensidade, no tempo, na pausa, na tensão e nos gestos do falante.” (Guberina, 1991)
Guberina dá início à concepção de um programa metodológico, aliando estudos sobre o funcionamento da audição à estudos na área da linguagem. Utiliza aparelhos de estimulação auditiva, especialmente desenvolvidos para o método, denominados Aparelhos Suvag (Sistema Universal Verbotonal de Audição Guberina), capazes de estimular qualitativamente o resto auditivo e participar de forma eficiente na oralização das crianças surdas.
O Método Verbotonal propõe assim uma estimulação qualitativa das sensibilidades auditivas restantes, juntamente com uma proposta de desenvolvimento da linguagem dentro de uma visão ampla, pragmática e mais próximo possível de uma comunicação natural.
O Método Verbotonal faz uso de técnicas específicas capazes de estimular os diversos aspectos relacionados ao processo de aquisição de linguagem. Essas técnicas são realizadas em pequenos grupos de crianças, três vezes por semana, podendo atingir uma carga horária de 30 horas/mês de estimulação. São elas: Conjunto, Audiovisual, Rítmica Corporal e Rítmica Musical. No atendimento individual, a criança é estimulada a partir de suas necessidades específicas.
O Programa de Reabilitação inclui reuniões semanais com os pais, aula de Libras para os familiares e visitas e reuniões semestrais com as escolas (Encontro com as Escolas). (Fonte: http://www.arpef.org.br/
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