Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

GARIBIKE

GARIBIKE
Um projeto de duas alunas do Ensino Médio do Colégio Positivo, de Curitiba, foi apresentado na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, realizada pelo governo federal no Rio de Janeiro, semana passada. A partir da observação do trabalho de garis, Manoela Laffitte Bueno e Rafaella de Pádua Tomasi Keppen, de 15 anos, criaram a Garibike.
O mecanismo permite que o gari faça a limpeza de um ambiente apenas andando de bicicleta, já que a sujeira é recolhida pelo coletor preso na parte de trás - uma caixa que tem um cano de PVC com cerdas de vassouras encaixadas e um reservatório. ''Observamos o trabalho dos garis e vimos como é exaustivo. Tivemos a ideia de criar um projeto para que o trabalho se tornasse menos cansativo e mais rápido'', afirmou Rafaella.
A Garibike foi criada quando as alunas estavam no último ano do Ensino Fundamental. A princípio, o protótipo foi apresentado na Mostra de Soluções para uma Vida Melhor, do próprio colégio, ano passado. No início deste ano, a Garibike foi levada à Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo, e recebeu o prêmio Inovação da empresa Whirlpool Latin America. Com isso, o projeto conseguiu indicação para participar da Semana de Ciência e Tecnologia.
Agora, as estudantes tentam patrocinadores para tornar a iniciativa viável comercialmente. Segundo a professora Juliana Milléo Sochascki, o custo de produção não passaria de R$ 500 por unidade e a Garibike poderia ser usada na limpeza em grandes cidades.
''Até perguntaram no Rio de Janeiro se a Garibike já não estava sendo usada em Curitiba'', comentou a professora, que apontou que o projeto deve ser apresentado à prefeitura da Capital. (Fonte: Fábio Galão-Folha de Londrina)

Um comentário:

  1. nossa!! a ideia dessas meninas é muito inovadora, achei ótima e deveria ser adaptada nas ruas de nossa nação, apoio totalmente o trabalho dessas meninas e torço para que as pessoas dêem atenção à elas e ajudem na evolução dessa ideia maravilhosa !!

    ResponderExcluir