ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE GAGUEIRA
No mês de atenção à gagueira, o Grupo Microsom, uma das mais conceituadas empresas de soluções auditivas do Brasil, é patrocinador oficial do III Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam, que será realizado no dia 23 de outubro, na Faculdade Novo Milênio, em Vila Velha/ES. Durante o encontro, a empresa apresentará o SpeechEasy – único aparelho no mundo para o tratamento da gagueira e distribuído exclusivamente pela empresa no País.
O encontro, promovido pela Associação Brasileira de Gagueira (ABRA GAGUEIRA), em parceria com a Faculdade Novo Milênio, reserva esse dia para que os indivíduos com algum grau de disfluência possam dividir suas experiências pessoais e debater os problemas enfrentados no dia-a-dia.
“Infelizmente, ainda hoje existe preconceito com pessoas que gaguejam. Parte da população encara o problema como motivo de piada ou subestima a capacidade intelectual dessas pessoas”, explica a fonoaudióloga do Grupo Microsom, Clara Rocha.
Durante o encontro, o cantor Saulo Roston, vencedor do programa Ídolos em 2009 e usuário do SpeechEasy há quatro meses, dará um depoimento sobre o seu problema de gagueira e a melhora na sua qualidade de vida com o uso do aparelho. Além disso, Roston realizará uma apresentação musical para encerrar o evento. O evento é aberto ao público e destinado a pessoas que gaguejam e seus familiares, além de profissionais da saúde, universitários, educadores e representantes de entidades de apoio às pessoas que gaguejam.
Palestra
Além dos depoimentos e trocas de experiência, a organização programou inúmeras palestras sobre o assunto. A fonoaudióloga Lívia Lima Ribeiro ministrará a palestra “Tecnologia para fluência da fala: O uso do SpeechEasy no tratamento da gagueira”, no dia 23 de outubro, às 14 horas.
A apresentação destacará a tecnologia aplicada no circuito interno do aparelho, sua função e eficácia em conjunto com o tratamento fonoaudiólogico para melhora da fala.
SpeechEasy
O SpeechEasy, comercializado pelo Grupo Microsom, é o único aparelho disponível no Brasil que auxilia no tratamento da disfluência. Trata-se de um dispositivo portátil, usado na orelha e confeccionado de forma personalizada para cada usuário. O objetivo dele é reproduzir o efeito coro, por isso é utilizado na orelha.
“O efeito coro é um fenômeno natural e tema de muitas pesquisas há décadas. Ele ocorre quando uma pessoa que gagueja fala ou lê ao mesmo tempo em que outra pessoa, reduzindo a gagueira. Por fazer a voz do usuário alcançar o cérebro com um ligeiro atraso e com um tom diferente, o SpeechEasy dá a sensação da pessoa estar falando ao mesmo tempo em que outro indivíduo, desencadeando o efeito coro, que reduz a gagueira”, explica a fonoaudióloga responsável pelo aparelho, Clara Rocha.
O SpeechEasy é um tratamento possível, que une tecnologia avançada e conforto para a pessoa que gagueja, mas deve ser utilizado em combinação com tratamento fonoaudiológico especializado para que seu benefício seja otimizado.
Dados sobre a gagueira
Segundo a Associação Brasileira de Gagueira, aproximadamente 1% das pessoas gaguejam. No mundo são quase 70 milhões e, no Brasil, cerca de 2 milhões de brasileiros apresentam algum grau de gagueira.
Dentre os gagos famosos, figuram Nelson Gonçalves, Aristóteles, Bruce Willis, Rei Carlos I, Charles Darwin, Demóstenes, Isaac Newton, José Saramago, Julia Roberts, Lewis Carrol, Rei Luís II, Marylin Monroe, Moisés, Murilo Benício, Armandinho (cantor) Imperador Napoleão o Primeiro, Robert Boyle, Scatman John, Theodore Roosevelt, Virgílio, entre outros.
Serviço
III Encontro Brasileiro de Pessoas que Gaguejam
Data: 23 de outubro
Horário: 8h30 às 18h
Local: Faculdade Novo Milênio – Campus Vila Velha
Endereço: Avenida Santa Leopoldina, 840 – Conqueiral de Itaparica – Vila Velha/ES
Inscrições pelo site: www.abragagueira.org.br
Entrada gratuita
Palestras do Grupo Microsom
“Tecnologia para fluência da fala: O uso do SpeechEasy no tratamento da gagueira”
Palestrante: Fonoaudióloga Mestranda Lívia Lima Ribeiro
Data: 23 de outubro
Horário: às 14h
(Fonte: PLANIN Worldcom/CONSUMIDORRS)
Nenhum comentário:
Postar um comentário