Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

AZAR MASCULINO OU DETERMINISMO?

BÊBADO, NÃO! "LIBERADOR DE DOPAMINA"
Pesquisadores americanos descobriram por que os homens têm duas vezes mais chances de se viciar em álcool do que as mulheres. Segundo o estudo, eles sentem mais satisfação com a bebida do que elas. A razão para isso é um hormônio chamado dopamina.
Os cientistas das universidades de Columbia e de Yale avaliaram homens e mulheres de idade universitária com o costume de beber. Os estudantes ingeriram bebidas alcoólicas e não alcoólicas e, em seguida, passaram por um exame de tomografia. O teste mediu a quantidade de dopamina liberada em consequência do álcool.
Essa substância tem diversas funções no cérebro. Uma delas está relacionada à sensação de prazer proporcionada por algumas experiências como sexo, apostas e drogas.
Os resultados da tomografia mostraram que os homens liberam uma quantidade maior de dopamina do que as mulheres. Esse crescimento foi encontrado em uma parte do cérebro relacionada ao prazer e ao vício. Segundo os cientistas, essa descoberta mostra que a influência do álcool na liberação do hormônio tem um papel importante no comportamento das pessoas.
Para a médica Anissa Abi-Dargham, autora do estudo, quando episódios de bebedeira se repetem, a quantidade de dopamina liberada é menor.
- Isso pode significar uma marca de tolerância, ou a transição para o hábito.
A diferença do alcoolismo entre os sexos, segundo os especialistas, deve ajudar em futuras pesquisas sobre esse vício. (Fonte: R7 Notícias/sis.saúde)

Nenhum comentário:

Postar um comentário