Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

AH! SE A MODA PEGA! - 30 - Desvio de dinheiro público

TRANSPORTE ESCOLAR NESTE BRASIL ATUAL!
 PAÍS RICO, MAS JUDIADO!
O Ministério Público do Paraná deflagrou na manhã de hoje operação para desarticular um suposto esquema de desvio de dinheiro público, feito por meio de fraude em licitação do transporte escolar.
Segundo as investigações, o esquema acontecia em duas cidades da região metropolitana de Curitiba: Rio Branco do Sul e Itaperuçu.
Os donos de duas empresas de ônibus tiveram prisão temporária decretada e foram detidos durante as incursões de policiais e promotores que cumpriram 14 mandados de busca e apreensão.
De acordo com a assessoria do órgão, além dos empresários presos, as suspeitas de envolvimento recaem também sobre secretários municipais, vereadores, financiadores de campanhas políticas e seus familiares nas duas cidades.
O caso começou a ser investigado após denúncia anônima feita à Promotoria de Rio Branco do Sul.
Segundo as investigações, as prefeituras de Rio Branco do Sul e Itaperuçu contrataram duas empresas da região para o serviço de transporte escolar dos alunos dos dois municípios. O valor anual do contrato era de R$ 4,5 milhões.
As investigações apontaram que as empresas contratadas não possuíam, no entanto, veículos suficientes e 'terceirizavam a prestação do serviço para determinadas pessoas, sem qualquer critério de remuneração'.
As duas empresas tinham 13 veículos próprios, mas a licitação exigia que as vencedoras tivessem 120 ônibus, conforme a Promotoria.
O Ministério Público informou que, a partir de novas investigações, com base na documentação apreendida, poderá chegar ao volume de dinheiro desviado.
A Promotoria registrou ainda que as empresas que assumiam o serviço tinham sempre vínculos com 'apadrinhados' com ligações com ocupantes de cargos nos poderes Executivo e Legislativo dos dois municípios.
A reportagem tentou falar com as prefeituras e as Câmaras de Rio Branco do Sul e Itaperuçu para falar sobre as investigações da Promotoria, mas não conseguiu.
(Fonte: www1.folha.uol.com.br/cotidiano)

Nenhum comentário:

Postar um comentário