MÉTODO DE PILATES
O objetivo do estudo de Posadzki et al (2010) foi investigar o uso do Pilates, tão difundido atualmente, em tratamentos da dor. O estudo foi divulgado no último dia 15 de outubro, no periódico "Complementary Therapies in Clinical Practice". Mais especificamente, o trabalho objetivou revisar de forma sistemática todos os ensaios clínicos controlados sobre o tratamento da dor lombrar pelo Método de Pilates. Os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática da literatura, em nove bancos de dados internacionais.A seleção dos ensaios clínicos foi realizada por meio do título e resumo dos artigos. A partir de então, os pesquisadores realizam uma segunda seleção, que foi feita por meio de critérios de inclusão para análise já pré-definidos: ensaios clínicos randomizados e controlados sobre o Pilates em pacientes de qualquer idade ou sexo, que apresentassem dor lombar. Além disso, utilizando a Escala de Oxford, os pesquisadores avaliaram a dimensão da Qualidade de Vida e o Pilates, presente em alguns estudos.
Na análise das publicações encontradas, os autores pontuam que os estudos são heterogêneos em termos de população de pacientes, grupos de controle, critérios de inclusão e exclusão e medidas de desfecho , o que torna a meta-análise inviável.
Embora haja algumas evidências que apóiam a eficácia do Pilates no tratamento da dor lombar, nenhuma conclusão definitiva pode ser estabelecida, exceto que são necessárias mais pesquisas, que contem com amostras mais expressivas e com definições mais claras sobre o tratamento padrão e medidas de resultados comparáveis.
Referência do Estudo: POSADZKI, P.; LIZIS, P.; HAGNER-DERENGOWSKA, M. Pilates for low back pain: A systematic review. Complementary Therapies in Clinical Practice. Available online 15 October 2010.
(Fonte: Complementary Therapies in Clinical Practice/SIS.SAÚDE)
Nenhum comentário:
Postar um comentário