Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

ALECRIM PODE AFETAR A FERTILIDADE MASCULINA

ALECRIM
Artigo publicado na revista Experiment Biology and Medicine relata que o alecrim (Rosmarinus officinalis L.)
apresenta efeitos sobre a fertilidade em ratos quando administrado cronicamente por 63 dias.
Um significante declínio na espermatogênese nos testes, devido a uma diminuição nos números de espermatócitos primários e secundários e espermátides, é atribuído a uma diminuição dos níveis de testosterona. A mobilidade e densidade de espermatozóides também foram diminuídas na cauda do epidídimo e nos testes com ratos machos tratados com alecrim.
Os resultados revelam que a ingestão de R.graveolens pode causar efeitos tóxicos sobre a fertilidade de ratos machos. Além disso, o tratamento com esta planta aumenta acentuadamente o número de reabsorções em fêmeas impregnadas pelos machos, assim reduzindo sua fertilidade.
Estes resultados sugerem que a ingestão de R.officinalis pode provocar efeitos tóxicos sobre a fertilidade de ratos machos.
Maiores estudos estão sendo realizados para identificar e isolar os componentes ativos que atuam sobre a fertilidade em ratos machos e determinar o mecanismo de ação. Nusier, M.K.; Bataineh, H.N.; Daradkah, H.M. Adverse Effects of Rosemary (Rosmarinus officinalis L.) on reproductive function in adult male rats. Exp. Biol. Med. 232 (6): 809-13. 2007.
(Fonte: Boletim PLANFAVI n. 15)

Nenhum comentário:

Postar um comentário