Pesquisar este blog

terça-feira, 19 de outubro de 2010

PSEUDOGAGUEIRA

PRESTIGIE ATIVIDADES PROGRAMADAS
(EM VÁRIAS PARTES DO BRASIL)
Também chamada de gagueira psicogênica. Não é uma gagueira verdadeira: é um sintoma de conversão. Neste caso, a alteração na fluência da fala é a expressão de um conflito ou de uma necessidade psíquica.
De modo geral, a pseudogagueira apresenta as seguintes diferenças em relação à gagueira verdadeira:
- As hesitações/disfluências gaguejadas tendem a ser altamente estereotipadas, havendo, por exemplo, a repetição da sílaba inicial, da sílaba tônica ou da sílaba final das palavras. Os sintomas traduzem a idéia que a pessoa possui da gagueira. Entretanto, se houver acesso a um modelo de gagueira, as hesitações/disfluências podem ocorrer de forma convincente.
- Comportamentos acessórios também dependem de acesso a um modelo de gagueira.
- Comportamentos de fuga e evitação tendem a ser pouco frequentes.
- A pessoa geralmente não está consciente de seu distúrbio de fala (la belle indifférence).
- O início da gagueira tende a ocorrer subitamente.
- Todos os casos relatados na literatura envolveram adultos.
- Admite-se que sua causa seja psicogênica, porque a gagueira ocorre em relação temporal estreita com eventos traumáticos, problemas insolúveis ou insuportáveis e relações interpessoais difíceis.
- O diagnóstico psiquiátrico é de transtorno de conversão (CID-10: F44).
- Geralmente há histórico de outros transtornos mentais.
- A fluência tende a não melhorar significativamente em situações como canto, leitura em coro e feedback auditivo atrasado.
Referências bibliográficas: MAHR, Greg & LEITH, William. (1992). Psychogenic stuttering of adult onset. Journal of Speech and Hearing Research 35, p. 283-286.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (2003). Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde. Volume 1. 10ª revisão. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário