Pesquisar este blog

domingo, 17 de outubro de 2010

MAL-ESTAR MATINAL DE GRÁVIDA

MAL-ESTAR MATINAL DE GRÁVIDA
Um novo estudo apresenta correlação interessante entre náuseas e vômitos enfrentados pela mulher no período da manhã durante a gravidez e o desenvolvimento neurocognitivo do bebê. A pediatra Irena Nulman, que coordenou a pesquisa desenvolvida no Hospital para Criança Doente, em Toronto, Canadá, descobriu que adolescentes cujas mães haviam sofrido intenso mal-estar matinal durante a gravidez apresentavam melhor desempenho em testes que exigiam raciocínio lógico, em comparação os filhos de mães que não iniciavam o dia vomitando nos primeiros meses de gestação.  A cientista não trabalhou com casos extremos, todas as participantes do estudo estavam dentro dos padrões de enjôo considerados normais nessa fase.
“Uma possível explicação para essa correlação pode vir das variações hormonais que ocorrem nesse período, mas ocorrem de maneira diferente de uma mulher para outra”, diz Nulman.
Seguindo essa hipótese, vomitar reduz o consumo de calorias, diminuindo a secreção de insulina. A baixa concentração dessa substância, por sua vez, faz com que o nível de outros hormônios sofra aumento, o que favorece o desenvolvimento da placenta, proporcionando bom fornecimento de sangue para a formação de cérebros saudáveis. (Fonte: www2.uol.com.br/vivermente)

Nenhum comentário:

Postar um comentário